Um dos bairros mais populosos de Rio Negro, o Bairro Alto, contará com uma importante obra na área da educação infantil a partir do ano que vem. Através de parceria com o governo federal será construída uma moderna creche próxima ao Posto de Saúde Antonio Abdala José, num valor total de R$ 1.482.852,04, sendo que já foi empenhado, ou seja, separado do orçamento atual federal, recursos na ordem de R$ 1.112.139,00 e o saldo será liberado ano que vem na conclusão da obra.
A reivindicação é bastante antiga da comunidade local que conta apenas com uma creche para atender todo o bairro, a “Pequeno Cidadão” de pequenas dimensões que não consegue atender a grande demanda do mais populoso bairro de Rio Negro.
Que maravilha a construção de uma nova creche, afinal o bairro precisa, mas infelizmente para ser uma creche ‘moderna’ falta muito. Equipamentos relacionados a educação e cultura são muito importantes para o desenvolvimento social, mas infelizmente aqui no Brasil nos contentamos com muito pouco, precisamos de mais qualidade nesses espaços, para que as comunidades sintam efetivamente orgulho dessas obras, para que haja senso de pertencimento, auto estima, e não é desculpa o fato do Brasil nao ser considerado um país de primeiro mundo, a Colombia por exemplo investiu muito dinheiro em obras com qualidade arquitetônica em locais ‘carentes’ , escolas, bibliotecas, mobilidade, conseguindo assim mudar uma situação extremamente negativa com muito sucesso, os problemas nao foram plenamente resolvidos, mas houve um grande avanço.
Não podemos mais resolver os problemas pensando apenas em numeros, temos que pensar em questões sociológicas, humanas, não devemos construir creches para um numero X de filhos que não podem ficar em casa porque as mães trabalham, precisamos de núcleos educadores para formação humana, verdadeiros corações para cada bairro da cidade. Segue abaixo alguns exemplos da Colombia.
http://www.archdaily.com.br/br/01-33561/jardim-de-infancia-timayui-giancarlo-mazzanti
http://vimeo.com/11535659
http://vimeo.com/12061626#at=0
http://www.archdaily.com/2565/espana-library-giancarlo-mazzanti/
legal pelo menos tem alguma coisa atrativa na cidade.