CEM Beija Flor desenvolverá projeto “Mais Educação” para 200 alunos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/03/2015 - 00h24

Durante reunião de pais e professores realizada na noite de quarta-feira, 4, no Centro de Educação Municipal “Beija Flor”, foi apresentado o programa “Mais Educação”, que será desenvolvido a partir deste ano, como projeto piloto no município. O programa foi apresentado pelo professor Paulo Cesar Vieira Martins, que fez uma alusão a todos os títulos conquistados pelos alunos de educação física da escola, em competições locais e estaduais. Entusiasta dos resultados obtidos e das potencialidades dos alunos, disse desejar desenvolver o “Mais Educação” como forma de fazer com que esses alunos possam render muito mais.

O programa Mais Educação, do Ministério da Educação, prevê uma jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo sete horas diárias, através de atividades optativas nas áreas de cultura, esporte, lazer, ciências e saúde, entre outras. No CEM Beija Flor serão trabalhados cerca de 200 alunos dos sete aos 17 anos, no contra turno, as oficinas de atletismo, dança, futsal e informática. Segundo o professor Paulo, os alunos que estudam no período da tarde chegarão pela manhã na escola, desenvolverão trabalhos nas oficinas, receberão almoço e depois ficarão para as aulas do turno da tarde e aqueles que estudam pela manhã permanecerão para as oficinas. “Espero que possamos ampliar a energia que vemos agora nessas crianças para levá-los muito mais longe”, declarou.

INTEGRAL

A representante da Secretaria de Educação, Eroni Terezinha Machado falou da importância dessas atividades no processo de aprendizagem. “A educação tem muito a desenvolver e nossos filhos, nossos alunos tem um potencial muito grande”, afirmou salientando que, como projeto piloto é importante que venha a funcionar com essa realidade de período integral.

MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação, criado pela portaria interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

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