Comunidade de Avencal de Cima reivindica permanência do Posto de Saúde na localidade

Publicado por Gazeta de Riomafra - 10/11/2014 - 19h00

Representantes da comunidade de Avencal de Cima participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Mafra no último dia 03, ocasião em que o morador Valmir Ruviaro fez uso da tribuna do legislativo para falar sobre a importância da manutenção do Posto de Saúde naquela localidade.

De acordo com o morador, a informação que foi repassada à comunidade é a de que o Posto de Saúde está sendo desativado por falhas na estrutura do imóvel, e que os atendimentos médicos e odontológicos devem ser transferidos para outra localidade, desativando assim, aquela importante unidade de saúde.

Causa estranheza aquela comunidade a falta de uma explicação clara e lógica por parte da Prefeitura e da secretária de Saúde, pois o posto existe desde 1998 e foi construído pela própria comunidade local e inaugurado pelo ex-prefeito Carlos Saliba na época, cujo nome, homenageia o seu pai o médico Edmond Saliba.

Valmir relata que o posto, nunca apresentou nenhum problema. Questionou: “não conseguimos entender. Este posto sempre funcionou a contento, entrou prefeito, saiu prefeito e secretários de saúde, toda vida funcionou bem, por que de repente agora, apareceu problemas”? Começou quando esta nova secretária de saúde assumiu, foram lá e disseram que nosso posto está irregular – estranhou o morador.

Queixam-se que a situação está difícil, pois estamos sem dentista, médico e que sua comunidade fica longe da cidade e de outros postos vizinhos.

Finalmente, o morador Valmir Ruviaro, completou seu desabafo dizendo: “Este posto foi construído com dinheiro da comunidade na época, não pedimos nada para o poder público, sendo que agora, simplesmente fecharam o posto e nenhuma explicação clara e convincente é nos dada. Não podemos concordar com esta atitude da Prefeitura, que alega que a defesa civil foi lá e interditou o posto, só que ninguém viu nada, por isto não acreditamos” – finalizou Valmir.

Para aquela comunidade é fundamental que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclareça rapidamente esta questão, que está gerando muita apreensão e preocupação entre a população que reside no Avencal de Cima e há tantos anos utiliza os serviços daquele Posto de Saúde.

Os membros do legislativo se comprometeram em fazer um requerimento de plenário pedindo ao executivo as devidas explicações, para que possam informar a população sobre o que realmente está acontecendo e a partir daí, buscarem juntamente com a comunidade, uma solução que não traga prejuízos ao bem estar destas pessoas.

Problemas também em outros postos do interior

Segundo relata uma vereadora, outros postos também enfrentam problemas, como o da Vila Grein, onde cerca de setenta famílias são obrigadas e se deslocar até o km-9, porque naquela comunidade, nem agente de saúde existe. Lamentável uma comunidade distante da cidade sem sequer ao menos, uma agente de saúde, repudia a vereadora.

Outra vereadora disse que é vergonhoso ao poder público, chegar a este ponto, onde a comunidade tem que vir até a Câmara reclamar deste tipo de situação. Já outro edil, lamenta que ao invés da Prefeitura aumentar e estender os serviços de saúde fazem justamente ao contrário, diminuem o alcance da saúde as comunidades que crescem a cada dia. O executivo mafrense faz o inverso do que deveria ser feito, é lamentável – disparou alguns vereadores.

Relatou também um vereador, que o posto do Saltinho também tem problemas semelhantes aos aqui apontados, foi interditado a sala do dentista, porém, houve um acordo para que se fizesse uma reforma, onde a comunidade entraria com a mão de obra e a Prefeitura com o material de construção, só que as obras estão paradas porque o material ainda não foi disponibilizado pela Prefeitura até o momento, desta forma a comunidade de Saltinho está sem médico e dentista. A promessa do executivo é que até dezembro este posto volte a funcionar.

O jornal Gazeta de Riomafra fez várias reportagens relatando o estado lastimável de vários postos de saúde em Mafra desde 2013, como o publicado na edição do dia 08/06/2013 e publicado no seguinte endereço eletrônico: http://www.clickriomafra.com.br/portal/noticias/riomafra/?p=17640. De lá para cá a situação pelo jeito pouco mudou.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.