Duas chapas inscritas para direção da Câmara de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 27/11/2013 - 16h00

Visando a candidatura para a mesa diretora da Câmara Municipal de Mafra, duas chapas apresentaram candidatura. A primeira ser registrada na segunda-feira dia 25, às 09h45min foi a Novos Caminhos, composta por João Acir Petters Padilha, no cargo de presidente, como vice-presidente a chapa tem Edenilson Schelbauer, 1° secretario é Eder Gielgen, o 2° secretario é Abel Bichesk, o apoio a chapa ainda não foi assinado por Abel.

A segunda chapa registrada na manhã desta terça-feira, às 08h53min (26/11), Pensando em Mafra, tem como presidente; Herbert Gilson Werka, vice-presidente Marcia Cristiane Nassif, 1° secretario Erlon Veiga, 2° secretário Vicente de Paulo Bezerra Saliba a chapa conta com apoio de Luiz Alfredo Nader.

A surpresa do pleito, até o momento, ficou por conta do grupo apoiado pelo executivo, que segundo informações, não mantiveram o acordo com o vereador Herbert Gilso Werka, onde ele seria o candidato a presidente na chapa Novos Caminhos. Colocaram no seu lugar o vereador João Acir Petters Padilha.

Já o “efeito surpresa”, ficou por conta da rápida articulação do outro grupo de vereadores, que procuraram Werka para compor uma chapa, onde por volta da meia noite de segunda-feira foi aceito por ele e formalizaram a chapa Pensando em Mafra.

Impasse

Diante desta situação criou-se um impasse, pois Abel está na chapa contrária ao do seu companheiro de partido (PR) Herbert Werka que é cabeça de chapa na outra. Diante desta situação questiona-se a “fidelidade partidária”, onde provavelmente Abel poderá retirar o apoio na chapa de Joãozinho Patroleiro. Acredita-se que haverá uma batalha dentro do partido, onde poderá ficar a cargo da executiva estadual do PR, definir como ficará a situação.

Porém não se pode esquecer que na legislatura passada, os então vereadores Eto Scholze e Erlon Veiga, foram cassados por infidelidade partidária. Por lei é reconhecido que o partido é o detentor do cargo e não o candidato. Diante disto quem dita às regras em tese, é o partido e é ele que deverá definir este impasse.

Regras da eleição

O requerimento de candidatura pode ser firmado pessoalmente pelo candidato a presidente, protocolado eletronicamente na Câmara até às 17h do dia 27 de novembro, sendo vedada as inscrições por meio de procuração.

É vetada a recondução para o mesmo cargo ocupado na atual legislatura. Se qualquer das chapas não alcançar maioria absoluta, considerar-se-á eleita a que tiver o candidato ao cargo de presidente mais idoso.

A eleição está prevista para a sessão ordinária do dia 02/12/2013 na próxima segunda-feira e será feita em escrutínio, pelo voto da maioria absoluta dos vereadores, por meio de voto nominal, indicando a chapa de preferência. Não sendo possível, por qualquer motivo, efetivar-se ou completar-se a eleição para os membros da mesa na primeira sessão, o presidente convocará sessão para o dia seguinte, até a plena consecução desse objetivo.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. japa

    esses vereadores deviam criar vergonha na cara,parar de fazer politica em benificio proprio,e pensar mais em Mafra.Nao merecem os salarios que tem,vamos trabalhar gente!

  2. Jefferson

    Sou Mafrense mas resido atualmente em Joinville, mas tanto minha família como eu sempre acompanhamos as atividades públicas do município de Mafra.
    Eu entendo que deveria haver consenso para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Mafra digo o porque, no Executivo já temos um dirigente de primeira viagem que é coordenado pelo Pai, e se um candidato de primeira viagem for eleito também na Câmara, quem vai coordenar e mandar, é quem o elegeu, uma certa raposa da politica Mafrense, ganha um pirulito quem adivinha quem vai mandar na Câmara . Fica o desafio e vamos ver se os vereadores que irão votar vão pensar na população, ou no seus próprios umbigos. Para assumir cargos tão importante tanto no Executivo como no Legislativo, primeiro lugar deve estar comprometido com o povo em segundo lugar experiência administrativa e competência, não é o que percebo infelizmente na Administração Municipal, vão cometer o mesmo erro.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.