Empresa “OI” é a campeã em reclamações nos Procon’s de Mafra e Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 20/02/2013 - 13h15

Mais de 70 reclamações já foram oficializadas junto ao Procon de Rio Negro, somente em um mês e meio do corrente ano, contra a empresa “OI” e “OI TV”.

De acordo com a diretora do Órgão, Clara Fuchs, são ofertados planos ilimitados para telefonia fixa, internet e OI TV, entre outros, a um primeiro tempo por um valor específico, o que acaba sendo bem o contrário quando da chegada da conta ao cliente. “No caso da OI TV, por exemplo, não explicam ao cliente que os valores mudam em seis meses, além dos correntes casos em que são mudados os planos de internet, sem autorização do consumidor”, diz a diretora.

Ela conta, ainda, que os vendedores propõe pacote completo por R$ 128 a R$ 138 mensais e, em muitas vezes, nem mesmo o plano está instalado e quando a conta chega, está perto ou superior a R$ 400. “Nunca vem com o preço oferecido”, dispara.

Com  uma média de seis atendimentos diários somente com reclamações desta empresa, no momento em que conversávamos com a diretora Clara Fuchs, ela tentava resolver o problema de um plano oferecido por R$ 171,50 para duas linhas telefônicas, sendo que a OI TV utilizaria apenas uma das linhas. No entanto, a conta chegou no valor de R$ 253 de telefone mais R$ 39,90 da TV, ou seja, total de R$ 293,90, valor bem superior ao contratado.

Para Cláudia, se a pessoa já possui planos telefônicos e de internet, mas está interessada na promoção OI TV, que adquira somente esta então, evitando maiores aborrecimentos e/ou prejuízos.

Outra reclamação constante no Procon Rionegrense se refere a compras pela internet. “Às vezes a pessoa não se baseia na confiabilidade do site, mas tão somente no preço e acabam sofrendo prejuízos”, diz Clara, destacando que alguns pagam à vista ou autorizam débito em cartões, mas acabam por não receber o produto adquirido e, depois, não se encontra mais o site da referida empresa. “Verificar se o site é confiável e nunca fazer depósito em contas comuns (particulares), mas de empresas com o devido CNPJ”, é o Conselho da diretora do Procon.

Outras reclamações de vulto registradas no Órgão de Defesa do Consumidor de Rio Negro referem-se a revendas de veículos seminovos e também relativos a comercialização de modens da Claro e da Vivo, oferecendo a tecnologia 3G, que não existe em Riomafra.

Do outro lado da ponte, mesmos problemas

Em Mafra, o cão é diferente ao de Rio Negro, somente em janeiro deste ano foram registradas 54 novas reclamações contra a OI e a OI TV, com mais 30 casos reincidentes, ou seja, que a empresa prometeu resolver e não o fez, totalizando 84 casos no primeiro mês do ano.

Já nos primeiros 18 dias de fevereiro, foram 32 as reclamações contra as mesmas empresas e outros 12 casos de reincidência.

Em conversa com nossa reportagem, a diretora do Procon em Mafra, Carina Skrenski, disse dos casos de cobrança indevida de internet, a oferta de planos que não existem, por R$ 135 mensais incluindo-se aí a OI TV, e cujo valor na conta vem bem diferente, bem superior; além da alteração de planos sem o consentimento do cliente.

Para Carina, é importante, no recebimento da conta, ler o teor completo da fatura, para se saber o que realmente está sendo cobrado.

Ela cita casos, também, a necessidade de se verificar a periodicidade das faturas telefônicas. “Há casos em que a pessoa já pagou até duas vezes a conta, mas continua em aberto junto a empresa”, declara.

A diretora Carina Skrenski sugere que, sempre que um consumidor receba ligação telefônica ou visita de agentes da OI e OI TV, solicite o máximo de informações e não assine um contrato se no mesmo não estiver estipulado preços e vantagens oferecidos pelo vendedor.

A única maneira de o consumidor tentar contato com a OI é através do nº 10314, mas os casos raramente são resolvidos através deste canal. “Apenas é anotado o número de protocolo da reclamação”, finaliza a diretora.

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4 comentários publicados
  1. Felipe

    Juca, pelo jeito vc não tem telefone fixo em casa,,,,, ou vc tem alguma aparelhagem tão moderna que vc assina pela linha telefonica …..

    São contratos oferecidos por telefones e deve-se somente fazer a aceitação ou não, o problema, que eles fazem o q querem e não o q ofereçem.

  2. Juca

    Problema é que as pessoas não olham aquilo que assinam. Evitaria muitos problemas.

  3. Rio Negrense

    Mais uma vez o PROCON se mostrou como uma entidade inútil e sem poder nenhum, é apenas um orgão para centralizar reclamações. Quando é que vai realmente resolver algum problema?

  4. Gil

    Bom dia!

    A claro deixa também muito a desejar! uso tanto a telefonia móvel quanto Internet, falta de cobertura, sistema lento, oscilações, falha de comunicação, um ouve outro não com nitidez, devido a cobranças com a operadora aumentam os valores cobrados alegando “utilização” de outras redes ou linhas, sistema de Internet trava, perda de seu tempo, nervosismo, tira a pessoa do sério… telefonia fica com cobertura em emergência com facilidade devido deslocamento, mandando mensagens para outras operadoras não chega e quando chega extrapola o tempo pois chega bem atrasada. ligações não permitidas… o que é isto, sinal ruim no interior ou sem serviço, deixando muitas vezes o usuário sem comunicação, como o meu caso, para tentar sanar, aliviar os danos e as vezes pagando mais pois ligo para outras o operadoras concorrentes obrigo me a andar com 03 (três) celulares. Tim que utilizo mais, depois Claro e em seguida Vivo, não quero me extressar com a Oi. Chega! falei.

    Gil

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