Na tarde da última terça-feira (01), cinco empresas de Mafra receberam certificados do Programa Alimento Seguro (PAS), programa do Senac que visa cuidar da segurança alimentar e diminuir o desperdÃcio de alimentos, diminuir o tempo de preparo, minimizar as despesas com o re-trabalho, usar novas tecnologias, trazer ao conhecimento das empresas a legislação, promover o aumento de vendas e fluxo de produção adequado, além de implantar as boas práticas e o controle higiênico-sanitário na manipulação, produção e transporte de alimentos, assim como a estocagem dos mantimentos preparados e servidos em cada estabelecimento.
As empresas Da Oma Refeições, Café com Mistura, Casa de Carnes Boi Nobre, Restaurante Lucca Mia e Da Villa supermercado passaram quatro meses adequando seus respectivos estabelecimentos para que estejam de acordo com as normas da resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “O PAS é uma tendência, o certificado é de um ano e garante a qualidade dos alimentos das empresas certificadasâ€, explica Rafael Buether, consultor do PAS. A proprietária do Café com Mistura gostou muito do trabalho feito no Programa Alimento Seguro e recomenda que as demais empresas também façam a adequação. “É um diferencial. O Senac passa muita seriedade e comprometimentoâ€, analisa.
O que é o PAS
O programa Senac de Segurança Alimentar oferece consultoria para as empresas conscientizando e orientando instituições desse segmento sobre a importância e os benefÃcios que as boas práticas e o controle higiênico-sanitário podem trazer. São apresentados ainda as questões acerca dos processos de qualidade dos alimentos, tendo em vista reduzir os riscos de contaminação, elevando assim os nÃveis de serviço de acordo com as exigências do mercado atual.