Famílias protestam contra atendimento da Maternidade de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 25/07/2013 - 19h00

A chuva e o frio não foram motivos para atrapalhar o manifesto de mães e familiares em frente à Maternidade Catarina Kuss no último sábado, 20, em Mafra.  O protesto foi organizado pela família do bebê Andriara, a qual faleceu ainda na barriga da sua mãe e a família acredita que o atraso no atendimento foi a causa da morte.

A organização do evento se deu por meio da internet, após a morte de Andriara a família e amigos começaram a manifestar a revolta pelo facebook. Assim, cerca de outras 10 famílias que passaram por situações semelhantes na maternidade Catarina Kuss se juntaram ao protesto. “Divulgamos pelo facebook desde a morte da minha sobrinha e ai outros relatos de pacientes foram surgindo. Alguns relatos são de negligênciaâ€, explicou a tia de Andriara, Mary Elen Menin.

Entre os cartazes, as principais reclamações eram em relação ao atendimento dos funcionários da maternidade e que famílias não estão conseguindo consultas. Segundo manifestantes, algumas pessoas tiveram que fazer empréstimos para realizar as consultas.  Outro dado divulgado pelos manifestantes que neste primeiro semestre foram 11 natimortos registrados no cartório de Mafra e dentro dos relatos está o atraso no atendimento que acarretou nas mortes dos bebês.

Durante o manifesto, tentaram entregar as flores para homenagear os profissionais da maternidade que amam e respeitam a vida humana, porém ninguém quis receber. As manifestantes também fizeram “caixões de caixinha de sapato†com bonecas para simbolizar as mortes dos bebês.

A família do bebê, Andriara, já denunciou o médico que atendeu a mãe de Andriara para o Conselho Regional de Medicina e estão contatando um advogado para processar o Estado de Santa Catarina, a Maternidade e o médico responsável pela possível negligência.

A direção da Maternidade Catarina Kuss afirmou estar à disposição da imprensa regional e das famílias para esclarecer os fatos. O diretor da instituição, Luiz Bernardo Mann, estava viajando essa semana, por isso não pode dar declarações oficiais da maternidade e semana que vem retorna para os devidos esclarecimentos.

- Publicidade -
9 comentários publicados
  1. gicelia

    Olha já se foi o tempo que os profissionais trabalhavam por amor a profissão ,a vinte anos atrás tive meu filho ai fui bem tratada mas hoje não posso dizer o mesmo,na nossa família em menos de 1 ano e 6 meses aconteceu de volta essa tristeza o ano passado em janeiro eu vi uma cena que nunca mais esquecerei quando cheguei na maternidade e vi meu sobrinho vim me abraçar e dizer chorando que seu filho tão esperado estava morto não consegui entender pois estava tudo bem como que aquela criança podia ter falecido se a mãe entrou ali antes do meio dia mandada e trabalho de parto por outro medico mas só de pois das 18 horas que não adiantava mais a criança já estava morta meu sobrinho chorando pois era seu primeiro filho entrei no quarto a mãe estava com a criança em seu colo na cama chorando e disse para mim tia o meu anjinho se foi eu vi aquela cena e não esqueço pois ficou marcada na minha lembrança essa minha sobrinha tão nova até hoje se trata de depressão e não quis mais engravidar e agora de novo aconteceu mais uma vez então da primeira a gente ficou quieta mas já é a segunda vez por que será que temos que ficar quietinhos vendo outras mães sair chorando nossa família foi por duas vezes magoadas ano passado foi um menino lindo que enterramos em Itaiópolis e agora uma menina linda que podia estar com a gente aqui em Mafra na foto aparece uma pessoa rindo mas é das careta de algumas pessoas de dentro da Maternidade que estavam debochando de nós e a gente riu sim para não mostrar fraqueza pra dizer em forma de alegria estamos felizes sim por que tivemos coragem de enfrentar esses profissionais que se dizem profissional, e aqueles bons que tratam com carinho cada mãe que chega lá Parabéns pois deve ter alguém lá que trabalha com amor ao próximo ,e que Deus tenha dó dessas pessoas sem coração…………..

  2. Ana Maria

    Concordo com Zico e estou apoiando as manifestações, só acho que as coisas precisam ser esclarecidas e os culpados responsabilizados. Tive meu filho nessa maternidade, foi prematuro, eu não estava preparada, mas fui bem atendida principalmente pela enfermagem e psicólogo. A equipe da UTI é maravilhosa, fazem o máximo para salvar os bebezinhos, e tem uns bem pequenos, de menos de 1 quilo que saem vivos para suas famílias. Não acho justo todos serem rotulados, tem mta gente boa que esta a anos trabalhando lá, e fica triste com tudo isso. Fiquei acompanhando meu precioso por mais de 3 meses, e tive contato com mães de todo o estado que vem pra cá e são muito bem recebidas, tem um quarto, refeições por quanto tempo quiser ficar acompanhando… na maioria das utis isso não existe!
    Não estou dizendo que a dor dessas 11 famílias não importa, pois esses 11 fetos nem tiveram chance de sair da barriga da mãe com vida, e tenho certeza se tivessem nascido respirando na uti tinham mtas chances. Só acho que os manifestos tinham que apontar os problemas como: – Porque uma maternidade não tem médico o tempo todo de plantão? – O que pode ser melhorado no pré-natal para que a gravidez seja sem interorrencias ou que elas sejam identificadas precocemente? – Porque o governo do estado não investe nas unidades públicas em funcionários, tecnologia, etc fica injetando dinheiro em outros serviços para vender a imagem se serviço público ruim pra querer privatizar e roubar mais?
    Apoio a população…. e digo que devemos nos unir sim…. mas reivindicar e apontar o que precisa melhorar.
    Vamos lembrar disso nas urnas pois a maternidade é estadual, e sem apoio do governo por mais vontade que alguns da enfermagem e recepção tenham não alcançam a excelência que a população quer!!!!
    ACORDA SANTA CATARINA!!!!

  3. Mary Elen Menin

    Zico Rosado, comentário muito pertinente o seu! Concordo plenamente! Queremos uma reposta pra ontem mesmo…e merecemos! Até hoje não sabemos o motivo da morte de minha sobrinha, pois no atestado de óbito consta “causa ignorada”. O que sabemos apenas, e o que nos revolta são os fatos! Procurar a maternidade um dia antes com dores e sangramento, e ser mandada embora porque não estava na hora do bebê nascer??? E essa médica que liberou minha cunhada nestas condições, já tem outros Bos na delegacia??? ela já foi afastada até as investigações serem concluídas?? E quem sabia que só este ano 11 bebês morreram lá dentro?? Se não levássemos a tona o caso de minha sobrinha, ela seria apenas mais um bebê na “gaveta do cemitério”! Porque pra se tornar “referência” só se mostra os pontos positivos!! Porém a população precisa de informações transparentes!!!

  4. Cléia

    Realmente é uma falta de consideração e de respeito a maneira que algumas enfermeiras e até mesmo alguns médicos tratam as mães, neste que é um momento que deveria ser inesquecível, pois é a chegada de uma nova vida, tão esperada e desejada, eles falam em parto humanizado, mais que na verdade deveria ser chamado de parto desumano, hoje não estou morando em Mafra, mas tive minha filha no dia 05 de maio deste ano na Maternidade desta cidade, dei entrada na maternidade a 1:30 da manhã, fui atendida com pouco caso da enfermeira de Plantão, onde ela duvidou que estava na hora da minha pequena vir ao mundo, pois eu tinha pouca barriga, chegou a falar que eu estava perdida….após me examinar a mesma me disse que ia me internar, mas que provavelmente minha filha só nasceria no final daquele dia,me encaminhou para o pré parto, onde meu marido me acompanhou, as 4:45 da manhã, depois de varias contrações que é o normal, chamei a enfermeira pois senti que minha pequena ia nascer, e ela ainda não tinha aparecido no quarto, a enfermeira entrou no quarto me examinou e virou as costas e saiu, minha pequena estava nascendo, e ela queria fazer o parto ali mesmo, no pré parto, um ambiente totalmente inadequado, e não queria chamar a médica de plantão, foi quando meu marido interviu e chamou a médica e a mesma me encaminhou para a sala de parto, mas não queria deixar meu marido entrar, mais uma vez ele exigiu nosso direito e me acompanhou, minha pequena veio ao mundo as 4:55 da manhã daquele mesmo dia, saudável apesar de ter passado um pouco da hora de nascer, como a pediatra mesmo falou, engoliu um pouco de sujeira, mais hoje esta bem, não entendo se é plantão de tal médico, aonde eles ficam que algumas mulheres dão a luz, no pré parto nas mãos só das enfermeiras….

  5. Zico Rosado

    Manifestações são válidas pois expressam a liberdade de expressão. Não basta somente o diretor da maternidade procurar a imprensa e familiares para apresentar uma justificativa. É necessário uma auditoria e um parecer técnico da\Secretaria de Estado da Saúde. O Ministério Público deverá participar assim como a comissão de Direitos Humanos. Após o relatório final, aí sim levar ao conhecimento da comunidade as causas dos referidos óbitos, o que chamamos de transparência. Isso é necessário para evitar o desgaste da instituição e de seus funcionários, uma vez que a maternidade Dona Catarina Kuss sempre foi uma referência. Logo após a denúncia do óbito do bebê, que gerou a manifestação de mães e amigas, o diretor Mann, deveria não ter buscado uma justificativa ancorado numa única versão. Isso chamamos de “amadorismo” de gestão hospitalar. Evidentemente que as pessoas ligadas diretamente aos fatos merecem uma resposta, para “ontem”.

  6. Guhilherme

    por quê estão sorrindo e dando gargalhada nas fotos????? não me parece verdadeira as acusações!!!! se não estariam indignadas e não sorrindo para foto

    • Karina

      ta vendo aquela primeira mulher perto da porta foi ela que perdeu o bebe, ta vendo ela sorrindo e tendo que aguentar as enfermeiras tirando sarro da sua cara por protestar por sua filha, vc não sabe o que essa familia passou e por duas vezes na mesma família respeite a sua dor e não chame as de falsa, não fale se não sabeeeeeeeee……….

    • Da comunidade

      Senhor Guilherme, se o senhor não tem conteúdos para postar um comentário sadio, ENTÃO NÃO O FAÇA!!!!

    • Comunidade

      Você que criticou o fato de alguém estar dando gargalhada na foto… Você sabe o que aconteceu para aquela pessoa rir naquele exato momento?
      Tomara que não aconteça nada parecido com sua família, PORQUE Jà PENSOU VOCÊ PASSAR O RESTO DA SUA VIDA CHORANDO E DE CARA FECHADA OU ABORRECIDA?
      Pois da maneira que falou, essas pessoas não podem mais sorrir…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.