Kuiava explica ações da Acepam e Cooarpa

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/03/2013 - 22h51

Wilson Kuiava, representante da Acepam – Associação Central de Pequenos Agricultores de Mafra, compareceu na Câmara de Vereadores de Mafra nesta terça-feira (05), ocasião em que explanou sobre as ações da Associação e também aproveitou para prestar contas e esclarecer dúvidas dos vereadores.

Ele explicou como se deu a criação da Associação e a necessidade dos agricultores em ter uma representação, falou sobre a Cooperativa Agropecuária Regional de Pequenos Produtores – Cooarpa e de toda a estrutura que hoje está maior, com mais condições de atender os agricultores, com maior abrangência e modernização.

Kuiva citou algumas das ações da Acepam, como:

– Parcerias com a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselhos, Epagri, Cidasc, Banco do Brasil, Credinorte, MDS e MDA, entidades filantrópicas, entre outros;

– Análise de mercado;

– Viabilização de palestras e cursos (dia de campo);

– Assistência direta, comercial;

– Programa pró milho;

– Programa de Desenvolvimento Regional;

– Compra coletiva de insumos e sementes, entre outras.

Wilson Kuiava também falou de alguns números da Acepam, como a venda, no ano passado, de quase 65 mil quilos de morango. Mais de 175 Kg de tomate, 10 mil cabeças de couve-flor, 05 mil alfaces etc. A venda dos produtos comercializados pela Acepam somou a quantia de R$ 420 mil. “É um incremento de renda para os pequenos agricultores”, salientou.

Citou também o programa de vendas, do fornecimento para alimentação escolar em Mafra, o qual já atingiu o percentual de 70% da merenda vinda da agricultura familiar, que ainda gera renda dentro do município. Ainda sobre o fornecimento de itens da agricultura familiar, citou todas as entidades que já foram beneficiadas com estes produtos.

Ao final Kuiava mostrou aos vereadores algumas fotos sobre reuniões, doação de alimentos, preparação destes alimentos, algumas hortas de produtores e a reforma da Central de Distribuição.

Todos os vereadores fizeram considerações sobre a apresentação, enalteceram o trabalho dos agricultores mafrenses, e colocaram o Legislativo a disposição dos mesmos.

Sobre as acusações sofridas na última semana através do edil Abel Bicheski, Kuiava disse que é realmente proprietário da empresa WS Consultoria e Treinamento e que os valores recebidos conforme Notas Fiscais contestadas pelo vereador foram para o pagamento de três profissionais. Bicheski disse que aprovou a apresentação mas que ainda não está convencido, devendo solicitar ainda maiores informações.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.