No último dia 8 de novembro, foi assinada, junto a outros municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a ata de fundação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco – AMPROTABACO, em Santa Cruz do Sul.
Economia forte
Mafra produz uma quantidade considerável de tabaco que reflete diretamente na economia do município. O município possui mais de 1350 famílias produtoras de fumo, responsáveis pela produção de cerca de 6.350 toneladas de tabaco, que contribuem para o incremento de quase R$ 50 milhões na economia mafrense, gerando emprego, renda e fomento do comércio regional. Acredita-se também que os municípios produtores não são defensores do tabagismo, mas da cadeia produtiva do tabaco que gera emprego e renda, principalmente para as pequenas propriedades rurais de base familiar.
AMPROTABACO
O planalto norte catarinense ficou bem representado na associação, o prefeito de Canoinhas, por ser o maior produtor do estado, ficou com a vice-presidência, o prefeito de Papanduva é o segundo tesoureiro e o prefeito de Mafra compõe o conselho fiscal. A posse da diretoria está marcada para Canoinhas no dia 29 de novembro.