Mafra se mobiliza contra a violência e exploração sexual infanto-juvenil

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/09/2012 - 15h51

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende os casos de violência do município de Mafra, junto com o Estado de Santa Catarina e a Secretaria da Criança e Ação Social, fará na próxima segunda-feira, 24 de setembro, atividades para esclarecer e orientar como agir nestes casos.

O evento será realizado das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Praça Lauro Müller, com distribuição de panfletos à população sobre a importância da denúncia de abusos contra crianças e adolescentes, além de faixa, cartazes em lojas, bares e supermercados, com o mesmo alerta.

Durante a próxima semana haverá apresentação de teatro organizado pelo Programa Projovem em algumas escolas do município, seguido de palestra ministrada pela equipe do programa CREAS.

Segundo a diretora de Departamento da Criança e Ação Social, Micheli Portela, é imprescindível que a sociedade se conscientize da importância de denunciar esses crimes. “A brutal realidade de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual merece uma resposta rápida da sociedade, que deve fazê-lo através de denúncias”, explicou.

A diretora lembra ainda que, “não é somente nas datas alusivas que devemos realizá-la, pois a todo o momento existem crianças e adolescentes sofrendo algum tipo de violência”, ressaltando sobre a importância das denúncias nos casos de violência.

Violência Sexual Infanto-Juvenil

É toda a ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ser a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais (violência física, ameaças, indução, exibicionismo, produção de fotos e exploração sexual), ou qualquer ato de natureza sexual praticado contra criança e adolescente, seja pela força, ameaça, contra sua vontade, ou mesmo com o consentimento deles.

Tipos de Violência

Violência Física: Atos violentos com o uso da força física de forma intencional – não acidental – provocada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas.

Negligência: Omissão dos pais ou responsáveis quando deixam de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança e do adolescente.

Psicológica: Rejeição, privação, depreciação, discriminação, desrespeito, cobranças exageradas, punições humilhantes, utilização da criança e adolescentes para atender às necessidades dos adultos.

Sexual: Toda a ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ocorrer a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais.

As denúncias podem ser realizadas através:

Disque 100

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar: (47) 3642- 4734

Programa CREAS: (47) 3642-7167

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.