Medicina Integrativa é tema de Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 02/10/2014 - 13h29

Foi aprovado na sessão da última segunda-feira, 29/09, o Projeto de Lei nº 14/2014, o qual dispõe sobre o reconhecimento, a regulamentação e o enquadramento do exercício das profissões da Medicina Tradicional Natural e das demais Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde do município.

A Medicina Tradicional Natural, também chamada de Naturopatia, e as Práticas Integrativas e Complementares baseiam seus tratamentos na aplicação de métodos e recursos totalmente naturais com a finalidade de preservar ou recuperar a saúde e ajudar o corpo a eliminar as sobrecargas tóxicas, curando a si mesmo.

“O objetivo principal deste Projeto é fazer com que a Medicina Integrativa venha complementar a Medicina Tradicional, e não substituí-la, tendo como meta a promoção do bem-estar dos pacientes”, esclareceu o vereador Vicente Saliba, autor do referido projeto. O projeto já funciona em mais de 1.200 municípios brasileiros, sendo que o primeiro passo para implantar em Mafra era torná-lo legal, o que aconteceu na ocasião, cabendo agora ao Executivo a sua regulamentação e implantação.

Os vereadores destacam que com o uso da Medicina Natural e das Atividades Integrativas muitas doenças podem ser prevenidas ou minimizadas, reduzindo desta forma os custos com remédios e tratamentos mais caros. E neste sentido é de grande importância o trabalho realizado pela Pastoral da Saúde, que é uma grande incentivadora destas práticas eficientes e baratas.

Para efeitos de aplicação, são reconhecidas como Medicina Tradicional Natural, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, as práticas denominadas como Acupuntura, Homeopatia, Osteopatia, Naturopatia, Fitoterapia, Quiropraxia, Engenharia de Nutrição, Naturopática e Termalismo/Crenoterapia.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Ivan

    Há sim, claro, boa alternativa. Melhor dar um chá do que levar eles para fazer exames em Porto União, Joinville, Florianópolis. Gasta menos gasolina né?
    Aqui não tem médico, não tem especialista, não tem porcaria nenhuma.
    Então acho que a prefeitura poderia contratar algumas benzedeiras. Deve ter algumas na ativa ainda.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.