Meio Ambiente: Rio Negro é destaque!

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/05/2011 - 17h51

Logística reversa de resíduos – Rio Negro ajudando na destinação

A lei 12.305/10, que institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, tem por finalidade, resumidamente, responsabilizar pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos, a dar o correto destino aos mesmos. A Prefeitura Municipal de Rio Negro através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, antecipadamente à lei, vem se organizando para que a logística reversa efetivamente aconteça em nosso município.

O secretario Izonel Carrara acredita que assim como há países em que, por necessidade e ou pelo seu desenvolvimento, a logística reversa de resíduos acontece em percentuais elevados e é somente uma questão de tempo até nosso país também se adequar. ¨Devemos olhar para a lei como um ato organizador, e todos nós devemos fazer a nossa parte, pequenos e grandes geradores fazendo acontecer a logística reversa” diz o secretário.

Um exemplo de sucesso em Rio Negro é a destinação de pneus. Todos os empresários que tem pneus em seu comércio são pontos de recebimento de pneus inservíveis, eles estão associados a um barracão onde os pneus são centralizados e as industrias fabricantes os recolhem e dão o destino correto. O isopor limpo também tem destino certo. Rio Negro é pioneiro no estado em solução para estes resíduos através de uma parceria entre a Associação de Catadores e a termotécnica de Joinville. O óleo de fritura usado já está sendo recolhido a dois anos pela associação de catadores, no comércio com bombonas distribuídas e também no dia da rota de coleta seletiva para as residencias . Eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias no momento tem soluções temporárias, mas nosso município continua procurando novas parecerias com fabricantes, para que estes assumam seu compromisso de recolher e destinar o que produziram de forma correta e definitiva.

O município de Rio Negro começa nesse mês de junho a “Campanha permanente  de Educação Ambiental”. Numa 1ª etapa em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação nas turmas de 3º e 4º ano será feito o concurso de desenhos que escolherá o mascote que será utilizado nas campanhas de orientação a população para a coleta seletiva de forma continua.

Ainda neste ano toda a área rural de Rio Negro terá em suas comunidades PEV’S (Ponto de Entrega Voluntária de Recicláveis), local apropriado para depositar resíduos recicláveis, dando oportunidade para todo o meio rural dar destino a esses resíduos que incomodam as famílias rurais e contaminam o meio ambiente. Após o morador do meio rural depositar resíduos recicláveis no ponto montado em sua comunidade, este material será recolhido pelo caminhão cedido pelo município e encaminhado para associação de catadores gerando também renda para os mesmos.

Prefeitura Municipal de Rio Negro através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, buscando levar conforto social e ambiental para todos.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.