Municípios do planalto norte catarinense formarão Conselho Regional de Turismo Rural

Publicado por Gazeta de Riomafra - 08/11/2014 - 10h51

O planalto norte catarinense está mobilizado para alavancar o turismo rural e oportunizar aos agricultores a permanência no campo. Na última quarta-feira (5) Epagri, Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, Prefeituras, SC Rural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e agricultores se reuniram em um seminário, no município de Canoinhas, para discutir turismo e elencar prioridades para o desenvolvimento sustentável do turismo rural na região. Ao final do encontro os participantes decidiram por formar um Conselho Regional de Turismo Rural.

O representante de Canoinhas falou sobre a guerra do contestado e lembrou que a população deve “se acreditar” para que o turismo seja construído. Gilberto Neppel, da Epagri Regional Canoinhas explanou sobre a Identificação Geográfica (IG) da erva mate e seus impactos, como valorização dos produtos e da região.

Rosângela Gomes de Castro, da SOL pontuou que identidade cultural e singularidade são pontos fundamentais para o turismo. André Ricardo Poletto, do Programa SC Rural explicou que há recursos, mas que os agricultores devem se unir, pensar coletivo. O professor Bruno Pansera Espíndola falou sobre pequenos frutos e como eles podem ser cultivados e explorados pela agricultura familiar. Houve também apresentação de cases de turismo rural na região.

No período da tarde houve uma dinâmica em grupos para planejar o turismo rural para os próximos anos. Diversas sugestões foram feitas referentes à organização regional do turismo rural; capacitação; oportunidades; desafios; questões ambientais e contestado – cultura e turismo rural. Dentro destes temas foram priorizadas algumas questões, elencadas como os primeiros passos a serem tomados.

Desenvolvimento do turismo rural

Foi decidido que será formado um Conselho Regional de Turismo Rural, o qual deve ter aceitação e respeito dos municípios envolvidos, pois o mesmo vai lutar pelos interesses comuns no turismo rural. Em um primeiro momento foi formada uma comissão provisória, envolvendo os organizadores do seminário e algumas entidades, além de funcionários de Prefeituras, para organizar como será formado o conselho.

A capacitação voltada para a gestão e viagens técnicas de reconhecimento de empreendimentos que já trabalham o turismo rural, foram levantadas como prioridade. Também foi sugerida a criação de redes de comercialização dos produtos regionais, bem como aproveitar época de colheita para atrair turistas e fazer festivais gastronômicos.  Entre os desafios estão a criação de uma legislação específica e a conscientização da comunidade para a importância e valorização do turismo.

Nas questões ambientais o mais importante foi levantado como sendo a preservação e o impacto do turismo no ambiente. Já no campo cultural viu-se que é necessário fazer um resgate histórico, tanto do patrimônio como da própria cultura e gastronomia, além de criação de infraestrutura turística, como identificação, acessos, entre outros.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.