População riomafrense mobilizou-se na defesa do rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 25/11/2013 - 20h07

Mais uma ação pelo meio ambiente foi realizada no último dia 9 de novembro de 2013. O evento SOS rio Negro iniciativa da ONG Voz do Rio – VDR mobilizou a comunidade riomafrense. Atuante desde 2006, o evento já é tradição em Riomafra, e foi pensado por um grupo de ambientalistas que resolveu focar na valorização e preservação de rios, nascentes e outros aspectos relacionados à água, como bens naturais. Em 2011 o projeto ganhou a adesão do Lions Clube de Rio Negro o que agregou dezenas de parceiros.

O gerente de projetos da VDR, biólogo Júlio César Costin, especialista  em auditoria e gerenciamento ambiental, inúmeras as ações realizadas durante o evento. Segundo Júlio César, foi realizado uma limpeza no Rio negro, onde foi retirado uma  tonelada e quatrocentos quilos de entulhos do mais variados objetos o que revela o descuido da população. Foram recolhidos dois cães mortos jogados próximo à estação de captação de água da Sanepar, conforme denuncia publicada nesse periódico na edição do dia 09 de novembro.

Mesmo sendo retirado do rio cerca mais de uma tonelada de entulhos os organizadores do evento alegam que a cada edição é menor quantia de lixo encontrada, o que já denota uma conscientização ambiental da população.

Ainda durante o SOS rio Negro foi refeita a recomposição da mata ciliar ao lado do rio, com o plantio de mil mudas de árvores nativas, na Vila Paraná e Pirambeira (Rio Negro), proximidades da Ponte dos Peixinhos e Peri (Mafra). Simultaneamente aconteceu o Pedágio Ecológico, com distribuição de “lixeirinhas” veiculares e mais mil mudas  de árvores frutíferas, no centro de Rio Negro e sinaleira da praça Hercílio Luz. Completando a programação do evento, sete mil alevinos nativos foram soltos no Rio Negro, visando o repovoamento dos peixes locais.

“Muitas pessoas se interessam pelo movimento e se dispõem a colaborar, mas não sabem a quem se dirigir. Agora, além da imprensa, todos podem obter informações nos locais de plantio, pois implantamos placas de identificação do Projeto SOS rio Negro, com telefones para contato” disse Júlio César Costin.

“O Lions Clube de Rio Negro tem programas em nível mundial para cumprir, e na área do meio ambiente, é imprescindível o apoio recíproco das duas entidades – Lions e VDR – para a consecução exitosa dos objetivos. Conseguimos desta vez a participação de 66 entidades, dentre empresas públicas e cerca de 300 voluntários trabalhando antes, durante e após o evento. Quem participou recebeu camiseta, frutas, sucos e água, luvas e outros equipamentos. Ainda iremos promover um encontro de avaliação e confraternização entre os participantes”, acrescenta Ariana Chagas, presidente do Lions Clube de Rio Negro.

“Nosso trabalho é de voluntariado, sem nada de contribuição financeira como mensalidade dos filiados à ONG Voz do Rio e sem nenhuma verba pública. Só temos a agradecer à imprensa e entidades, bem como pessoas que colaboram anonimamente. Consciência do dever cumprido para com o Planeta, não tem preço. Por uma sociedade mais ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável“, conclui Eliana Gutstein, presidente da ONG Voz do Rio.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Pretinho Basico

    Parabéns à todos aqueles que se engajaram na campanha. São atitudes como estas que valorizam o ser humano “PRESERVAR”. Pena que não moro em riomafra, pois gostaria muito de participar. Quem sabe numa outra oportunidade. É preciso envolver as crianças nesse tipo de atividade, para cresçam sabendo da importância de se cuidar do meio ambiente. E viva nóis…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.