O padre Gilberto Erdmann e Marcio Gomes representaram a Comarca de Mafra foram participar do 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) para comemorar os 170 anos da IAM, em todo mundo e no dia 19 de maio de 2014 a obra da IAM fez 171 anos e o objetivo desta bela obra missionária é: de crianças evangelizando crianças e de adolescentes evangelizando adolescentes ou de jovens evangelizando jovens. O 1º CAIAM foi realizado em Aparecida – SP, nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2014.
Na BasÃlica Nossa Senhora Aparecida, o Santuário Nacional da padroeira do Brasil ou na casa da mãe Aparecida se encontraram os coordenadores, assessores e animadores espirituais da IAM de 17 paÃses da America Latina e foi convida especial a Ângola, a qual representou a Ãfrica, porque a IAM do Brasil fez opção de rezar e ajudar as crianças da Ãfrica durante este ano ou desde maio de 2014 até Maio de 2015.
No congresso tiveram 700 participantes, foi realizado no auditório do Santuário onde foi elaborado o documento de Aparecida pela Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, o CELAM. O documento de Aparecida inspirado pelo EspÃrito Santo tem um forte ardor missionário para todo o mundo.
O 1º congresso Americano da IAM teve inicio dia 22/05/14 à s 18h com a celebração eucarÃstica presidida pelo Dom Sérgio Braschi, o bispo de Ponta Grossa – PR (Presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB).
Todos visitaram as paróquias da região de Aparecida e ficaram hospedados nas famÃlias, a qual foi uma bela experiência. Houve oficinas com fóruns temáticos: Criança, Adolescente, Jovem, FamÃlia e Escola; estes fóruns foram realizados na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves em Guaratinguetá (SP), os quais foram fortes motivações para o ardor missionário.
Marcio Gomes diz: “foi uma experiência para fortalecer mais o nosso ardor missionário pela IAM, porque houve troca de experiência com outros misioneiros e misioneiras da Americaâ€.
Para o padre Gilberto, o que marcou o 1º CAIAM foi o momento quando o padre André Luiz de Negreiro trouxe presente a questão do tráfico de crianças e um forte apelo da IAM pelas crianças que sofrem.
Portanto, os desafios que a experiência deixou em quem participou do 1º CAIAM foram muitos, mas o ardor missionário é maior. “Que o ardor missionário produza muitos frutos, para que inspirados, pelo EspÃrito Santo, possamos fortalecer a infância e adolescência missionária nas comunidades onde existe a IAM e formar outros grupos da IAM nas comunidades de Mafra e Itaiópolis, isto é, as duas cidades têm as cinco paróquias que formam a Comarca de Mafra da Diocese de Joinvilleâ€.