Rio Negro comemora o sucesso na coleta de óleo de cozinha usado

Publicado por Gazeta de Riomafra - 10/02/2011 - 21h38

O crescimento urbano desordenado traz o aparecimento de problemas ambientais globais. A questão do lixo está se tornando um dos problemas mais graves da atualidade. A reciclagem é uma forma importante de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais. Dentre elas a economia dos recursos naturais e o bem estar da comunidade.

Dentre muitos produtos de difícil degradação no meio ambiente, estão as gorduras, que não dissolvem e nem se misturam à água. Um litro de óleo de fritura, aparentemente inofensivo, é capaz de contaminar mais de 20 mil litros de água. Isso interfere de maneira negativa no tratamento de esgotos, sendo comum a obstrução de tubulações. O entupimento da rede força os esgotos a infiltrarem no solo, contaminando o lençol freático ou atingindo a superfície.

Pensando nesse problema a Prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com a Associação de Catadores, firmou uma parceria com a empresa Lubeco, responsável por fazer a destinação correta do óleo de fritura usado. Esse óleo serve de matéria prima na produção de óleos para lubrificação, desengraxantes e desmoldantes, todos biodegradáveis, além destes materiais, também pode ser produzido Biodiesel.

Desde que o município de Rio Negro iniciou essa campanha em setembro de 2009 até o momento, já foram coletados mais de quatro mil litros de óleo de fritura usado. O secretário da Agricultura e do Meio Ambiente, Izonel Carrara, comemora  o crescente sucesso da coleta de óleo em nosso município e faz ainda um apelo à todas as pessoas que ainda não reciclam o óleo de fritura, para que participem da coleta seletiva evitando a contaminação do meio ambiente.

O óleo usado pode ser armazenado dentro de garrafas PET e colocado junto com os outros materiais recicláveis para que sejam coletados pela Associação de Catadores. Podem também ser depositados no ponto de coleta voluntário localizado no supermercado Belém, no bairro Bom Jesus. Os grandes produtores desse resíduo (bares, restaurantes, lanchonetes, pastelarias) podem entrar em contato com a Associação através do número (3642-1277) e pedir o fornecimento de “bombonas” de 60 litros para acondicionar o óleo utilizado.

Depois de coletado, o óleo é encaminhado pela Associação de Catadores para a Lubeco.  A exemplo do que é feito em nossas parcerias com AkiDeixam, Bar e Café Avenida, Supermercados Belém, Panificadora Bolonha, Pastelaria Di Pasteli, Colégio Estadual General Osório, Supermercado Hilário, Madem S.A, Panificadora Manah, Restaurante Mar e Terra, Supermercados Mig, Móveis Jor, Novilho de Ouro, Lanchonete Ponto Sete, Restaurante e Clube Rionegrense, Lanchonete Schimidt, Skina Pizza Burguer, Souza Cruz.  Além destas empresas, podemos ainda contar com a colaboração de outros empreendimentos que fazem sua própria destinação do óleo, contribuindo com a preservação do ambiente.

Desta forma a coleta do óleo de fritura em nosso município traz benefício ao meio ambiente e também a sociedade. Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, buscando soluções ambientais.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.