Riomafrenses nas finais da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/11/2014 - 10h41

Os alunos Briane Luise Pires de Lima e sua professora Leriana Martins Moro do colégio CEMMA de Mafra e Otto Romar dos Santos Reddin e sua professora Carla Borba da escola estadual Inácio Schelbauer de Rio Negro, sagraram-se finalistas nas semifinais na cidade de Maceió na última quarta-feira 05, nas Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no gênero “Memórias Literárias de todo o Brasil”. Briane, Leriana, Otto e Carla, disputarão as finais no próximo mês de dezembro em Brasília. Santa Catarina e Paraná conquistaram cada estado, três vagas na final.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro anunciou na última quarta-feira 05, em Maceió (AL), os 38 alunos e professores selecionados no gênero memórias literárias, de todo o Brasil, para participar da etapa final do programa. Três deles são do Paraná e três de Santa Catarina. Os finalistas serão premiados com medalhas de prata e tablets, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. A final, ela será realizada em dezembro em Brasília.

O programa tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista o estímulo à leitura e a melhoria do ensino da escrita nas escolas públicas brasileiras. Para isso, oferece aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A etapa final será realizada em dezembro e reunirá, no total, 152 finalistas selecionados em quatro gêneros textuais: Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. Entre eles serão escolhidos 20 alunos e 20 professores vencedores nacionais, que receberão medalhas de ouro e notebooks. As escolas nas quais estudam os 20 estudantes serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.

Sobre o programa

Em 2002, a Fundação Itaú Social criou, com a coordenação técnica do Cenpec, o Programa Escrevendo o Futuro, que, em 2008, foi transformado em política de educação do governo federal e passou a ser nomeado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O programa conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Canal Futura e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Conheça os finalistas de Santa Catarina no gênero Memórias Literárias:

Mafra/SC

Título: O medo do desconhecido

Aluno: Briane Luise Pires de Lima

Professora: Leriana Martins Moro

Escola: Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA)

Caçador/SC

Título: Linhas de Ferro

Aluno: Nathalia Cristina dos Santos

Professor: Clarice Hauffe

Escola: EEB Dom Orlando Dotti

Lages/SC

Título: Tropeando lembranças da minha querência

Aluno: Gabriel Rosa Padilha

Professor: Carlos Eduardo Canani

Escola: EMEB Suzana Albino Franca

Veja quem foram os finalistas de Santa Catarina na categoria Poema:

Caçador/SC

Título: O inverno chegou e tudo mudou…

Aluno: Laísa Cristina Figur

Professor: Clarice Hauffe

Escola: EEB DOM ORLANDO DOTTI

Fraiburgo/SC

Título: Essa tal Felicidade…

Aluno: Samuel Castro de Souza

Professor: Salete Leite

Escola: EEBM PADRE BIAGIO SIMONETTI

Irani/SC

Título: MINHA CIDADE E SUA HISTÓRIA

Aluno: Darlei Dequigiovani

Professor: Elizete Ana Guareski Fachin

Escola: EEB DOM FELICIO CESAR DA CUNHA VASCONCELOS

Serra Alta/SC

Título: MEU VIVER

Aluno: CLÁUDIA LUIZA DONIDA

Professor: ELIDES MARIA MAI VIVAN

Escola: CENTRO MUN DE EDUCACAO

Conheça os finalistas do Paraná no gênero Memórias Literárias:

Rio Negro/PR

Título: Ô caso: poeira vermelha da saudade

Aluno: Otto Romar dos Santos Reddin

Professora: Carla Borba

Escola: Escola Estadual Inácio Schelbauer EF

Jardim Alegre/PR

Título: Um segredo revelado

Aluno: Valdirene Prestes dos Santos

Professor: FLAVIA FIGUEIREDO DE PAULA CASA GRANDE

Escola: JOSE MARTI C R E E FUND MEDIO

Pitanga/PR

Título: UM SONHO

Aluno: ARTHUR CECHELE DOS SANTOS

Professor: Andrea Maria Ziegemann Portelinha

Escola: PEDRO I C E D E FUND MEDIO PROF NORM

Veja quem foram os finalistas do Paraná na categoria Poema:

Cascavel/PR

Título: A serpente que prospera

Aluno: Luana Rossi Rocetim

Professor: Dulcimara Marchi de Gouveia

Escola: Colégio Estadual Marcos Cláudio Shuster

Curitiba/PR

Título: Onde vivo

Aluno: Gustavo Kuster Meneghetti

Professor: Rafael Borges Ardiles

Escola: GABRIELA MISTRAL C E E FUND MEDIO

Oficina Regional de Memórias Literárias

Professores e estudantes semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro receberam o merecido reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo deste ano. No evento de abertura da Oficina Regional de Memórias Literárias, foram entregues as medalhas que eternizam uma conquista que se deu à base de muito esforço.

Ao longo da semana diversas atividades foram realizadas pelos professores e alunos, entre elas:

Os professores semifinalistas tiveram com a palestra “Memórias Literárias: tramas de vozes e de tempos”, apresentada pela docente Cristiane Mori, da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também consultora e colaboradora da Olimpíada.

Um dos temas abordados foi o trabalho de aprimoramento de textos, com orientações sobre a revisão e a reescrita das produções dos alunos que ocorrem durante a oficina regional, além de um panorama geral sobre os 125 textos produzidos pelos alunos que estão em Maceió.

Já os alunos entrevistaram a indígena Maria das Dores de Oliveira, também conhecida como Maria Pankararu. A entrevistada respondeu perguntas sobre sua trajetória de vida, falou de dificuldades encontradas e das diversas conquistas realizadas no seu percurso formativo e na relação de uma indígena com a Universidade. Em 2006, Maria Pankararu defendeu a tese “Afoyé, a língua do povo de mel”, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Celebrou o título na aldeia Brejo dos Padres, a primeira mulher indígena com doutorado, segundo registro da FUNAI.

Os estudantes saíram bastante inspirados para a produção de uma nova memória literária. Após a entrevista com a indígena Maria Pankararu, voltaram para suas respectivas salas e receberam um desafio instigante: realizar a produção de um novo texto, inspirado nas belas e intensas histórias contadas pela entrevistada. O processo de elaboração das novas memórias contou com as orientações dos formadores.

Estudantes e professores tiveram também a oportunidade de percorrer lugares belos e conhecidos que se destacam na capital alagoana. A primeira parada foi na Feira de Artesanato de Pajuçara, que apresentou a arte, as cores e os costumes locais. Depois, a famosa praia de Pajuçara proporcionou a todos o prazer de apreciar o mar na orla mais fotogênica do Nordeste.

No meio do caminho uma surpresa animou o passeio, professores e alunos caíram na dança com a banda de forró e as músicas regionais, participaram ainda, de um Sarau Literário e da livraria, parte da premiação dos semifinalistas.

Na noite do dia 06 de novembro foi realizada a Cerimônia final da Oficina Regional de Memórias Literárias onde foi divulgado os alunos finalistas. O que mais se via no auditório que acolheu a cerimônia final da Oficina Regional de memórias Literárias eram olhos marejados. As lágrimas vertiam para anunciar a alegria de uma noite que celebrou a competência e a sensibilidade de professores da rede pública e seus maravilhosos alunos. Não houve vencedores e vencidos. Houve, sim, uma homenagem à língua portuguesa, escrita por pessoas que amam o lugar onde vivem. E que, ao voltarem para as suas cidades, trouxeram consigo a saudade dos amigos que fizeram nesses dias de pura emoção.

Briane e Leriana

Briane e Leriana

Otto e Carla

Otto e Carla

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.