São Lourenço só terá coleta de lixo semanalmente se houver novo reajuste na taxa

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/03/2014 - 20h56

O reajuste da taxa de lixo foi novamente assunto de debate na Câmara de Mafra, na sessão da última segunda-feira, a vereadora Márcia Nassif mencionou resposta da empresa Seluma, a um requerimento de sua autoria.

No requerimento a vereadora diz que a comunidade de São Lourenço recebe coleta de resíduos sólidos a cada 15 dias, e que isso já está virando caso de saúde pública.

Conforme resposta enviada à Câmara, a empresa Seluma declarou estar impossibilitada de realizar esta coleta: “informamos que atualmente nossa equipe que presta serviço de coleta urbana no município foi dimensionada, seguindo os critérios estabelecidos no contrato de prestação de serviço nº 70/2013, baseado no termo de referência do edital, com custos através de planilhas de insumos e frequência previamente apresentadas. Portanto todo e qualquer aumento de frequência ou solicitação que nos impeça de realizar o serviço com a atual equipe, deve ser realizada através de decreto oficial apresentando reajuste tarifário compatível com aumento de itinerárioâ€, assina o gerente operacional Diohn do Prado.

O vereador Luis Alfredo Nader também falou sobre o assunto e demonstrou ser contrário a um novo reajuste. Lembrou o aumento abusivo já dado em 2013, de quase 50%, e questionou se para prestar um serviço de qualidade a empresa terá que aplicar novo aumento. Nader cobrou resposta do Executivo sobre os pedidos feitos pelos vereadores, um destes no início de 2013 quando em reunião no gabinete do prefeito. Citou que até o momento o Executivo informou apenas que seria criada uma Comissão para tratar deste assunto, porém até agora não foi apresentada solução. Relembrou parecer do procurador jurídico da época pela ilegalidade do aumento e pediu novo requerimento sobre este importante assunto.

Vicente Saliba também lembrou os vários requerimentos ao Executivo, frisou a resposta da Seluma onde dimensões foram baseadas em contrato de 2003. Disse que 11 anos se passaram o contrato não foi revisto.

Saliba questionou se nestes 11 anos Mafra não cresceu, os domicílios e a arrecadação da empresa não cresceram. Lamentou que os vereadores não tenham o que fazer, só resta esperar uma ação do Executivo.

Para Vicente Saliba a tarifa foi aumentada de forma arbitrária e absurda, e já que a empresa não pode rever os valores, que melhorem o serviço de coleta e passem na localidade de São Lourenço ao menos uma vez na semana.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.