População deve buscar atendimento nas unidades de saúde próximas às suas residências
O secretário municipal de Saúde de Mafra, Cidemar José Ratochinski, relatou que o maior desafio de sua gestão, neste momento, é o Pronto Atendimento – PA, anexo ao Hospital de Mafra e de responsabilidade do município. Em três visitas feitas nestas duas semanas, uma delas acompanhado pelo vice-prefeito Pedro Machado, o secretário disse ter ficado impressionado com a demanda de atendimentos. Na semana de 21 a 30 de maio foram feitas 1884 consultas e procedimentos, pediatria 699 e adultos 1185, “uma carga impressionante que leva ao stress tanto a equipe como a população que busca o acolhimento de forma humanizada”, afirmou.
Para o secretário, a solução definitiva virá com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, que está sendo construída no Jardim América e que ficará pronta logo – pois as obras estão dentro do cronograma estabelecido, tendo um novo modelo de gestão com a inclusão do PA. O secretário Ratochisnki pediu a compreensão da população neste momento. Ele explicou que o PA tem como missão maior atender as urgências, mas está trabalhando com excesso de carga por questões de gestão. “A população se dirige ao PA na grande maioria para atendimentos que não são de urgência e sim atenção básica de saúde que poderiam ser resolvidos nas redes básicas”, explicou.
Outro fato destacado pelos profissionais da saúde é o de que no PA o acesso a determinados exames é mais fácil pela proximidade com o hospital, mas citam como outra dificuldade o fato do PA ser a única porta de entrada para as urgência/emergências do Hospital, como os acidentados nas BRs 116 e 280, e de diversos municípios da região, além da falta de plantonista no município de Rio Negro “que acaba aumentando e muito a demanda”.
Estratégias de Saúde
Ratochinski explicou que, mesmo com a UPA, é preciso organizar a rede de atenção básica através das Estratégias de Saúde da Família e postos de saúde, na busca da resolutividade e da melhoria na qualidade da assistência mais próximo do cidadão.
Ao pedir à população que, em casos não urgentes, procure primeiro as redes básicas de saúde, informou que algumas providências serão tomadas para amenizar a situação até a UPA ficar pronta, dentre elas humanizar o ambiente e estruturar a sala de emergência não adequada para recebimento de pacientes. “Estamos juntamente com os colaboradores da saúde, elaborando um planejamento de curto, médio e longo prazo na gestão da saúde de Mafra direcionado principalmente na gestão de pessoal e organização dos serviços de saúde objetivando melhorar o acesso e autonomia na gestão”, concluiu.
O que eu tenho certeza é que um dos plantonistas do PA de Mafra, juntamente com o secretário de saúde, seu superior hierárquico, serão PROCESSADOS por omissão de socorro de uma paciente em com DPOC em estado grave que de entrada no PA, foi liberada para voltar pra casa, não foi internada e acabou falecendo alguns dias depois. Pacientes com doenças crônicas, como cardíacos, hipertensos, DPOC, devem OBRIGATORIAMENTE ser internados caso estejam passando mal.
O processo já está quase pronto para encaminhamento e a entrada se dará nesta semana.
Boa noite:
Pedem para buscarmos atendimento básico nas redes básicas de saúde, mas lá não têm médicos. Alguém já comentou que seria interessante colocar nos Postos de Saúde médicos de plantão. Por exemplo no núcleo materno infantil seria bom colocar alguns pediatras, (eu disse pediatras e não “carrascoS” ), para que as crianças não precisem passar pelo absurdo que acontece no P.A.
Como querem que procurenos as unidades básicas, se tem que ir de madrugada tentar tirar uma ficha e mesmo assim muitas vezes não conseguir. Aí o que fazemos? Esperamos uma nova oportunidade pra tentarmos conseguir uma ficha ou levamos no bendito P.A.? É fácil pedir pra procurar essas redes pessoas que têm acesso a consultas particulares e não precisam passar por esta humilhação.
E com relação ao Nucleo Materno Infantil, por favor, verifiquem pois têm um médico que anda tratando as crinças e seus pais como se fossem bichos e parece que só têm ficha pra “aquele” médico (ou seja que se diz médico).
Apelo: Precisamos melhorar a saúde em Mafra, pedimos para que as autoridades se coloquem no lugar de quem precisa atendimento nestas redes básicas de saúde e P.A., pois não está sendo fácil, ainda mais nesta época.
existe alguns médicos que tentar ganhar a vida como jogador de futebol,mais teriam que treinar muito,pra não errar o gol,porque deixam muito a desejar na area da saude pública.Vamos cobrar o descaso para com a população do municipio.
Antes de criticar precisa levar em conta que todas as pessoas dos municipios vizinhos buscão atendimento no PA de Mafra, 50% da população de Rio negro busca atendimento aqui, sem contar que os demais minicipios vizinhos mandam para cá, as BR 280 e 160 tbm quando acontece algum acidente este é o problema. como acontece com a educação em rio negro que todos de lá buscam as escolas municipais daqui, sem falar na segurança que na existe em Rio Negro…..é e muitos comparam Mafra com Rio Negro que lá tudo é bom é um paraiso naõ é bem assim a história!!!!!!
Quanto a atender ou não a população de Rio Negro em Mafra, é spo uma questão de orçamento. Se não dá para atender, então solicite comprovante de residência e pronto, ou veja a cidade de origem das pessoas através do cartão SUS. Hoje em dia com o trabalho das agentes de saúde, praticamente a totalidade das famílias do município são cadastradas.
Já o fato de atender acidentados da BR, qualquer cidade faz isso.
O atendimento do PA de Mafra é ruim, considero amadorismo e desleixo.
Me desculpe mas seu PONTO DE VISTA está distorcido.
Meu caso não foi diferente do relatado, meu familiar passou mal, com problemas respiratórios, caso de urgência no que setrata de doração ou falta de ar, fomos atendidos rápidos , em 3 horas, o ¨Dr. ¨que a atendeu é um grande profissional de Curitiba que vem plantonar aqui no p.a , após 2 horas em observação, fazendo somente inalação, coisa que pode-se fazer em casa, ele liberou o paciente que estava com insuficiência respiratória e disse que poderia ser tratado em casa, no mesmo dia foi internado em estado de emergência em outra cidade onde permanece em estado grave na U T I, isso é ou não é uma palhaçada??? Vamos ver o que ele e o P.A responderão ao promotor quanto a negligência deles, não vamos nos calar!!!!!
O PA de Mafra é uma piada. Aliás, Mafra é uma piada. Vocês já perceberam que no PA só tem pessoas humildes para serem atendidos? Onde os mais “abastados” são atendidos nesta cidade? Gostaria de saber.
Não moro em Mafra, mas precisei de atendimento (para meu pai) na cidade a alguns dias atrás… foi catastrófico, o PA não tem nem sequer papel higiênico, papel toalha, em épocas de gripe H1N1, nem álcool gel? O que significa aqueles plásticos na entrada? Parece uma estufa de tomates… tranca a passagem de cadeiras de rodas e macas. No que se chama de “atendimento” o médico deu um diagnóstico totalmente errado, era um problema pulmonar sério que requeria intervenção imediata, nos atenderam à noite e voltamos de manhã… e era só bronquite… fala sério… só faltava ser virose… Depois que consultamos em outro médico (particular) ele nos falou que o raio X de Mafra é muito ruim, parece um Xerox e não um raio X, é uma vergonha, o raio X saiu todo manchado, é um aparelho dos mais antigos que existem… A atendente do PA era uma auxiliar de limpeza e não alguém da enfermagem, pode isso? O mafrense não conhece outras realidades e por isso se contenta e continua votando nessa corja… Conheçam as cidades do vale do Itajaí por exemplo e vocês vão ver o que dá para fazer com os impostos. Vamos continuar votando na patota que está no poder… vota mafrense… vota…
Concordo com você, é mesmo uma falta de vergonha na cara! até parecer um bem resolvido e fazer uma besteira com aquele pessoal!!!
Concordo plenamente com a Maria.outro dia passei mal no trabalho,me levaram ao posto da Vila Nova e o médico(moro lá),não quis nem me olhar porque eu não tinha marcado ficha.Eu era a ultima paciente que estava lá (passando mal),custava ele me examinar?E o “juramento de Hipócrates”? aquele que eles,os médicos, fazem na sua formatura?Oque aconteceu foi que eu tive que ir ao PA,e por muita,mas muita sorte mesmo tinha uma médica competente que me examinou e pediu vários exames.,porque do contrário sempre que você vai lá é virose,você pode estar sofrendo um AVC,mas pra eles você está com uma virose.Está na hora desse pessoal da secretaria da saúde acordar né,e colocar ,tanto no PA como no SUS médicos competentes para nós.
Tem é que processar os médicos que ganham mais de R$ 8.000,00 por mes pra não fazer nada e processar também o secretário de saúde. só com processos pra responder eles ficam mais espertos.
Eh um absurdo mesmo!!!Essa semana mesmo meu marido estava muito mau..fomos ontem domingo ao PA..era nove horas da noite…La tinha muita gent com acompanhantes,e pelas dez horas não chamaram mais nenhum paciente,,ai chega o motoboy entregando pizza,,demorou uma hora para que chamassem os proximos pacientes,imagine se alguem tivesse morrendo???morreria ali mesmo…Poucos médicos para muitas pessoas,,médicos que so te olham e nem examinam,,receitam remedios sem saber se o problema é aquele mesmo..Ganham para não fazer nada…Que médicos são esses??que so t dizem um oi receitam medicamentos que muitas vezes não tem nada a ver com a doença da pessoa????E PA eh o unico recurso que tem em nossa cidade,ninguem escolhe dia e hora para ficar doente,,e as redes basicas nao resolvem nada..seja urgente ou não as pessoas sempre irão procurar o PA,,eh o unico recurso!!!!!!!!!!!!!Em se tratando de saude Mafra tem muito que melhorar!!!!!
Bom dia,
Só gostaria de fazer uma observação quanto primeiro procurar os postos de Saude. Minha filha passou mal na escola na ultima terça feira e me chamaram para leva-la ao medico. Do meu trabalho liguei no sus perguntando onde acharia um medico pediatra, la me informaram que os pediatras atendem no nucleo, liguei la e para minha surpresa descobri que NENHUM PEDIATRA atende nas terças e quintas nem no caso de emergencia. Fui ao PA e la tb nao tem pediatra para emergencia, inclusive nao dava nem para entrar no PA de tanta gente que tinha para ser atendido la, mas nao culpo essas pessoas como citam ali em cima que estao la para rotina. Moro na Vila Ivete e meu posto de saude é o CAIC, la tb nao temos medico, pois o DR Teotonio que atendia la, pediu rescisao por uma oferta melhor financeiramente ( o que é de direito dele ser valorizado) e até hj continuamos sem medico nenhum la entao o que nos resta? IR AO PA….. Quanto ao Nucleo, será que nao existe um meio de fazer plantao com pediatras tds os dias la ou agora as crianças tem dia certo para ficar doentes?????todos só podem trabalhar segunda/quarta e sexta???? que saude é essa que Mafra esta oferecendo aos seu municipes? Sera que nao veem o quanto essa cidade cresceu e que precisamos de saude e educação em primeiro lugar? Tb nao culpo atual gestao nao ja pegou a bomba acesa a ponto de explodir a qq hr por incapacidade de um governo que nao fez nada em 8 anos, que relutou a o ultimo para ficar no cargo apesar de por varias vezes o povo falar que nao o queria naquele lugar. Secretario o apelo da população é que realmente o PA seja urgencia entao para isso que nossos postos de saude estejam com profissionais capacitados para atender a demanda.
Registro aqui a minha indignação.
Maria