O secretário de Estado regional, Enalto Gondrige, participou na última quinta-feira, 28, da abertura do Seminário das Águas. O evento, realizado na Universidade do Contestado (UnC), foi promovido pelo Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, em parceria com a SDR Mafra.
O seminário teve como destaque as palestras tratando de experiências exitosas na gestão de recursos hídricos em Santa Catarina. Durante a abertura, o secretário Enalto Gondrige destacou a importância deste tipo de debate. “É muito importante o debate entre governo e sociedade civil organizada, para combatermos o desperdício deste bem que é tão precioso. Os países que conseguirem preservar a água, terão uma riqueza infinitamente maior que aqueles que possuem petróleo, por exemplo”, ressaltou.
A realização do seminário teve a participação da Universidade do Contestado (UnC), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra, Câmara de Vereadores de Mafra, FATMA, EPAGRI, Pastoral da Saúde e COARPA.
Fórum do Aquífero Guarani
O Aquífero Guarani tem cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e 71% de sua área está em solo brasileiro. Ele cobre cerca de 47% do território catarinense e é uma das principais reservas subterrâneas de água do mundo.
O Fórum criado na Assembleia articulará universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais, movimentos sociais, parlamento e Executivo, com o objetivo de apresentar sugestões de medidas que auxiliem na preservação e melhorem a qualidade de vida das populações.