Seluma/Serrana admite erro e cobranças indevidas da taxa de lixo de alguns contribuintes

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/05/2014 - 00h00

A cobrança abusiva da taxa de lixo em Mafra vem sendo alvo de preocupação entre a população desde 2013, assunto que já virou pauta no Legislativo e que passados 15 meses da atual Administração, até agora nenhuma medida definitiva foi tomada por parte do Executivo.

Dizer que o jornal recebe diariamente dezenas de emails de pessoas indignadas com este descaso, se torna até redundante, mas relata a realidade, assim como os inúmeros requerimentos feitos pelos vereadores cobrando esclarecimentos, e que continuam sem respostas.

Nesta semana um leitor desabafou e foi porta voz de uma situação que aflige grande parte dos munícipes mafrenses, que apesar do alto valor, está pagando a referida taxa, entretanto reclama da forma de cobrança, dos boletos e ligações insistentes por parte da empresa Seluma/Serrana Engenharia.

Segundo relata este munícipe a empresa tem enviado boletos com valores incorretos, cobrando meses e até anos que já foram pagos, e ainda solicitando pagamento novamente. Este leitor mafrense diz ter se sentido ameaçado pela empresa, visto que seu carnê traz a seguinte mensagem: “não havendo o pagamento dos débitos anteriores serão cobradas também as taxas de custas judiciais que será acionado”.

Transcrevendo o email deste mafrense indignado: É muito fácil realizar esse tipo de atitude para esconder o erro que deve ter acontecido nos sistemas de controle interno da empresa, é só olhar para os boletos anteriores e ver que foram emitidos por outras versões de sistemas e agora sem controle algum sobre as operações financeiras é muito fácil jogar para o povo (tipo se vira) uma cobrança novamente para que eles corram procurar os pagamentos e imediatamente levar para a empresa conferir. E quem não guardou realmente os pagamentos no mínimo irá pagar novamente por descaso da própria empresa que está prestando um serviço sem controle financeiro algum que é notável.

Entendo também que trocas de sistemas acontecem, pois sou da área e entendo muito bem disso, mas o que deveria ser feito antes de saírem emitindo cobranças; se caso não conseguiram fazer a importação dos dados/pagamentos é a emissão dos relatórios dos pagamentos efetuados dos sistemas antigos; e dar as devidas baixas manualmente no sistema novo (mas claro isso dá trabalho).

O questionamento pertinente feito pelo munícipe é de que a população está sendo penalizada por um erro cometido pela empresa, que por sua vez está sendo omissa em relação ao processo de conferência e controle interno. Ressaltando inclusive que pessoas honestas, ou até menos esclarecidas podem ter pago seu carnê e não guardaram o comprovante e hoje não tem como comprovar seu pagamento.

Nota da Seluma/Serrana

Informamos que a empresa Concessionária não está medindo esforços para resolver o problema ocorrido, os problemas estão sendo identificados e solucionados prontamente.

Aproveitamos para informar a empresa não efetua ligações para cobrança de dívidas. Quanto à informação das custas e honorários, é apenas uma observação quanto à possibilidade de haver tais despesas caso a dívida esteja ajuizada.

Realmente houve problemas em nosso sistema, os quais, frisamos, estamos tentando resolver da forma menos onerosa para os clientes.

Informamos ainda, que todas as providências para regularização do sistema estão sendo tomadas e pedimos solenemente desculpas pelo transtorno/inconveniente.

A reportagem da Gazeta entrou em contato com a empresa na tarde da terça-feira, e por telefone um funcionário admitiu que houve uma falha, porém disse que foi do banco que não repassou os pagamentos do ano de 2009 à empresa. Em razão disso a filial de Joinville emitiu alguns boletos de cobrança, no caso, indevidamente de pessoas que já pagaram.

Questionado sobre casos de pessoas que já pagaram o ano de 2009, entretanto não guardaram o comprovante, e talvez acabaram efetuando novamente o pagamento, a empresa alega que se o contribuinte pagou, deveria guardar o comprovante.

A empresa pede para que o contribuinte vá até o escritório da empresa, que em casos de pessoas que já efetuaram o pagamento, a empresa dará baixa no sistema.

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4 comentários publicados
  1. INDIGNADO

    BEM ESTRANHO … DEPOIS DE 5 ANOS QUEREREM COBRAR UMA CONTA … PQ ELES JA NAO EMITIRAM NO ANO SEGUINTE A CARTINHA DE COBRANÇA????
    POVO…FIQUEM ALERTA E CASO O NOME DE VCS FIQUE SUJO POR CAUSA DA INCOMPETÊNCIA DA SELUMA DEVEMOS ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA ELES TAMBÉM… VAMOS NOS UNIR E NOS INFORMAR COM NOSSOS ADVOGADOS SOBRE ESTA COBRANÇA MAU JUSTIFICADA PELA SELUMA!!!!!!

  2. Nascimento

    É bom todo consumidor conhecer a Lei 12.007/2009 que estabelece que:
    Art. 1o As pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados são obrigadas a emitir e a encaminhar ao consumidor declaração de quitação anual de débitos.
    Por que a Seluma não entrega aos seus clientes esta declaração? Por que não cumpre a Lei ?
    Recebei uma fatura de jan/2010, haja organização para guardar todas as contas pagas dos últimos 5 anos.

  3. Marcos

    Fui imprimir o boleto na Seluma, a moça me enrolou e ainda me mandou ver na prefeitura, uma falta de respeito e organização, só o que me faltava, ter que pagar e ainda ter que correr atrás do boleto.

  4. nao aguento mais

    a empresa que faz a cagada agora agente tem que ir la para resolve o negocio e esperar eles suja o nome
    da gente depois por tudo eles no pau

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