Tradicional procissão de 6 de agosto reúne cinco mil fiéis em Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 14/08/2015 - 17h38

Nos últimos cinco anos a Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, passou por várias mudanças. A mais visível no momento é a pintura da igreja que foi realizada nos últimos meses. Primeiramente foi feita a pintura interna e a restauração dos vasos sagrados e sacrários, vários objetos do culto foram reformados. Após a primeira etapa ser concluída, a pintura externa teve início. As novas cores melão e amarelo foram escolhidas por conta desta igreja ser a réplica de uma catedral da Alemanha. O padre Marcos Kastel, conta que a pintura foi realizada com a ajuda da comunidade através da ação colaboradora, onde os fiéis contribuíam por meio de blocos de R$ 500,00 que foram pagos em cinco vezes de cem reais ou em dez de cinquenta.

Apesar da grande evolução pela qual a igreja vem passando, ainda há muito que fazer. O padre explica que ainda é necessário adquirir vinte bancos para a parte de trás da igreja, além da restauração dos vitrais. “Tem a questão de sons que precisam ser trocados, também temos o projeto de substituir o telão por TVs fixadas nas colunas para as pessoas assistirem a missa”, analisa. Até o ano que vem a pretensão é para que as escadarias sejam cobertas com pedras e que toda a reforma esteja completa para a comemoração do centenário da paróquia em 8 de setembro de 2016. Por enquanto nenhum empresário do município se dispôs a doar pedras para a reforma que, segundo levantamento, deve custar cerca de 30 mil reais. “Estamos pensando em fazer de granito para sair mais barato”, conta.

A participação efetiva da comunidade tem sido primordial para que as reformas possam ser realizadas, pois o povo rionegrense é muito participativo na ação evangelizadora. “Cada ano que passa aumenta a doação em qualquer tipo de campanha que seja feita”, destaca. A população jovem também está “voltando” para a igreja. “Após a entrada do Papa Francisco, a participação dos jovens tem aumentado, muito pela ação do Papa em incentivar a volta dos jovens para a igreja”, descreve.

Na tradicional procissão em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Coluna deste ano, cinco mil fieis se fizeram presentes para acompanhar o cortejo que durou mais de uma hora. Durante a celebração ocorria um show que foi interrompido e quem estava na festa acompanhou a caminhada. “Há um respeito muito grande das pessoas com a igreja aqui”, enfatiza.

A festa de 6 de agosto contou com a participação de muitas pessoas vindas de municípios vizinhos como São Bento do Sul, Canoinhas e de outras cidades como Camboriú, Joinville e Ponta Grossa. A missa realizada pela manhã que foi celebrada pelo Frei Chico, muito querido pela comunidade rionegrense.  O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, também marcou presença no evento junto aos políticos e autoridades locais.

O dinheiro arrecadado na festa será revertido para as reformas já citadas e para manter o caixa para as necessidades que ocorrem durante o ano. A expectativa para a comemoração de 6 de agosto foi superada, sendo na perspectiva do padre, uma das melhores comemorações que o município já teve. “A festa é mérito de todos os paroquianos, colaboradores e voluntários que há dois meses vem trabalhando no evento”, agradece. Sobre a receptividade do povo, Padre Marcos conta que se sente em casa.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.