Unificação de três localidades em Mafra ganha reforço de mais um vereador

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/02/2013 - 22h17

O pontapé inicial oficial dos moradores das localidades de Saltinho do Canivete, Colônia Nova e Engenho do Meio, pela Unificação das mesmas com a denominação apenas de “Saltinho do Canivete, foi dada pelos moradores dos três locais, em junho do último ano, ocasião em que procuraram pelo vereador Vicente Saliba e pela equipe do Jornal Gazeta de Riomafra, que inclusive acompanhou três representantes das localidades, na Prefeitura de Mafra, em 22 de junho de 2012.

Na ocasião, representantes do Executivo salientaram que a unificação entre as três localidades é viável, até porque Saltinho do Canivete é considerado “Núcleo Urbano de Centralidade Ruralâ€, conforme a Lei 18/2006.

No dia 23 de junho à noite, representantes das três localidades, o vereador Saliba e a reportagem da Gazeta de Riomafra, participaram de importante reunião em Saltinho do Canivete, quando os moradores reiteraram a intenção de unificar as localidades deixando-as apenas com o nome de Saltinho do Canivete, buscando com isso facilidades para implantação de rede de telefonia fixa, posto de Correio e outras benfeitorias.

Durante a reunião, o vereador Vicente Saliba lembrou que a própria falta de denominação de ruas é um dos motivos de os Correios não fazerem a entrega de correspondências e os moradores comprometeram-se a estudar nomes de pessoas que marcaram a história das três localidades e preparar seus currículos, de forma que projetos de Lei para denominação das ruas sejam apresentados pelo Legislativo Mafrense, até então pelo vereador Saliba.

A própria Direção da Gazeta de Riomafra fez a entrega da ata da reunião – registrada em Cartório, e um abaixo assinado contendo mais de quinhentas assinaturas solicitando a unificação, ao então prefeito Paulo Sérgio Dutra.

Em 29 de setembro, durante audiência pública em Saltinho do Canivete, Dutra disse que sua equipe já havia analisado o pedido e ter o mesmo total viabilidade de ser concretizado. Para o então prefeito, o próximo passo seria analisar a legalidade de as três localidades permanecerem como o nome Saltinho do Canivete ou a necessidade de se criar outro, que seria escolhido pela própria comunidade, para então, encaminhar projeto de Lei à Câmara de Vereadores, para apreciação e aprovação.

Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mafra na manhã de ontem, e uma das assessoras disse nem ao menos ter conhecimento do assunto, destacando que iria procurar informações e repassar à nossa reportagem, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria, por volta de 16h15min.

Mais um reforço

Durante entrevista exclusiva à Gazeta de Riomafra no início da noite desta quarta-feira, o vereador Vicente Saliba, hoje presidente do Legislativo Mafrense, salientou que mais um vereador vem reforçar o pleito dos moradores de Engenho do Meio, Colônia Nova e Saltinho do Canivete. Trata-se do recém-eleito edil João Acir Petters Padilha (Joãozinho), eleito também com votos das três localidades e morador em uma delas.

Vicente e Joãozinho devem apresentar Requerimento, já na reunião do próximo dia 18, solicitando do Executivo informações da situação em que se encontra a elaboração do projeto, para que com a maior brevidade possível, o pleito das mais de 250 famílias que residem nas localidades, seja atendido.

Joãozinho também citou a unificação como forma de se estabelecer uma única comunidade mais fortalecida, desta forma obtendo maior facilidade para pleitear e somar conquistas.

O vereador Vicente Saliba foi o primeiro a ser procurado pelas mais de 250 famílias que residem nas três localidades e prontamente encampou o pleito

Vereador Joãozinho Padilha – morador de uma das três localidades, agora também está engajado para que o pleito pela unificação seja uma realidade o mais rápido possível

O Jornal Gazeta de Riomafra uniu-se aos anseios das comunidades e vem apoiando os moradores, como forma de buscar o fortalecimento da região

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.