Semana Rock n’ Roll – (A História do dia Mundial do Rock).

Publicado por Cris Fagundes - 09/07/2012 - 19h12

Olá galera, essa semana é mais que especial, na próxima sexta (13) comemoramos o Dia Mundial do Rock, portanto essa semana traremos textos especiais, com fatos importantes e marcantes, destes quase 53 anos de rebeldia, ousadia, coragem e, sem dúvida, muita atitude. Filho de um pai negro e outro branco, o country de Memphis, EUA, e o blues irreverente dos guetos americanos, o estilo sempre causou espanto nas famílias mais tradicionais e ainda choca algumas pessoas que não estão acostumadas a um comportamento diferenciado. Para começarmos, vamos falar hoje, como surgiu o “Dia Mundial do Rock”, que é apenas simbólico, afinal de contas todo dia, é dia do Rock!!!

Dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Mas de onde surgiu essa data? Porque dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock? Se você pensa que a data comemorativa existe desde os primórdios do Rock and Roll, na década de 50, está enganado.

Em novembro de 1984, o músico irlandês Bob Geldof assistia a uma reportagem da BBC sobre a fome da Etiópia. Bob decidiu que não podia ficar parado diante de tamanha miséria, e procurou alguns amigos (Midge Ure, Bono Vox, The Edge, Boy George e Paul McCartney). Do encontro nasceu a música “Do They Know It’s Christmas?â€.

No mesmo ano, antes do Natal, a canção foi gravada por um grupo criado por Bob e batizado de ‘Band Aid’, com músicos de grande competência na música pop e rock britânico, tendo se tornado o single mais vendido da história do Reino Unido.

A arrecadação foi grande, mas não deixou Bob Geldof satisfeito. Bob então criou e organizou o Festival ‘Live Aid’, onde tocou com os ‘Rats’ em um corncerto de caridade. O resultado foi uma volume majestoso de dinheiro, que permitiu a Bob Geldof viajar pelo mundo e expor sua luta contra a fome e miséria na Etiópia.

Bob também ficou conhecido por organizar o ‘Live 8′, uma série de shows simultâneos nos países do G8. O evento, que contou com mais de mil músicos e foi transmitido por mais de 150 canais de TV e cerca de 1500 emissoras de rádio, chamou a atenção das autoridades para que fossem perdoada a dívida externa dos países pobres, principalmente das nações africanas.

O primeiro Live Aid aconteceu no dia 13 de julho de 1985, que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who, Led Zeppelin, BB Kin, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Tina Turner,  The Pretenders, The Four Tops, Lionel Ritchie, Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival.

O show foi transmito ao vivo pela BBC, alcançando mais ou menos 2 bilhões de espectadores em 14o países, o show de 16 horas rendeu 100 milhões de dólares destinados ao povo africano.
O Live Aid,  tocou os corações de muitas pessoas neste mundo, grandes nomes do rock unidos por uma boa causa. Com certeza este foi um dos momentos mais marcantes na história no ROCK.

Por conta disso, a Organização das Nações Unidas (ONU), como uma homenagem ao megaespetáculo Live Aid, institui o dia 13 de julho, como sendo o Dia Mundial do Rock.

Live Aid - 13 de julho de 1985.

Interligando estilos e ritmos o Rock ‘n Roll cruza fronteiras inimagináveis, desfaz clichês e chama a atenção por onde passa positiva e negativamente, muitos consideram apenas barulho, coisa do capeta (risos), desvirtuador de pobres e indefesos adolescentes que ainda não sabem o que querem pra suas vidas ; outros um estilo de vida, uma forma de pensar, de se expressar. Até hoje, guitarras e baterias contam a história do menino rebelde, mestiço, filho ilegítimo de uma vertente musical afro-americana (rhythm ‘n blues) e um gênero de tradições européias (country). Contraditório desde o início, ele surge num país e numa época marcados pela segregação racial.

O rock talvez seja o mais mutante dos gêneros. Graças a sua capacidade de absorver e recombinar influências, ele segue surpreendendo. O mais legal é transitar pelas vertentes desse submundo, da rebeldia adolescente às melodias, que querem desde extravasar seus medos, fúrias, revoltas e o c*r*lh* a 4, ou mesmo contar uma história de vida, de uma fase ou ate de um fim de semana de sexo e rock ‘n roll.
Com inúmeras vertentes o rock conquista fãs por todo o mundo, cada um com seu estilo, sua preferência, mas todos, no fim gostam mesmo é de curtir o rock, da forma que mais lhe agradar.

Enfim, o rock and roll faz parte do cotiano das pessoas. É peça fundamental na vida e na história da música mundial. E é, sem dúvida alguma, o gênero musical que permite que o compositor diga tudo – exatamente tudo, o que está pensando. Sinônimo de rebeldia, do não-conformismo, de questionamento e de atitude. A liberdade de expressão que o rock and roll traz é fundamental para o sucesso do gênero.

As cabeças mais pensantes usam a música pra dizer tudo o que pensam e mostrar seu ponto de vista. E o rock quase sempre é a saída perfeita para que o recado seja dado com grande impacto. Por isso, celebremos. Celebremos o rock and roll, em todas suas vertentes, desde o blues dos negros nas igrejas dos EUA, até a explosão de Elvis Presley que causou furor e controvérsias.

Desde o piano de Little Richards até os metais de Haggard. Celebremos o Rock, a música. Mas acima de tudo, celebremos a vida. Com muito rock and roll, com muito amor. E de preferência, sem violência. Rock é paz, é liberdade.

Termino esse primeiro post da “Semana Rock n’ Roll” com um convite, agora é oficial com alvará e tudo certinho (risos), no próximo sábado (14), Show com Os Remanescentes, na Adega 399, apartir das 23hs, entrada R$10,00, ótima pedida para comemorar essa semana Rock and Roll meu amigo, deixo o link de um posto que fiz falando sobre Os Remanescentes para quem quizer dar uma conferida: https://www.clickriomafra.com.br/rocknauta/categoria/rock-riomafra

Os Remanescentes - Dia 14/07 (sábado) - Adega 399.

Até a próxima galera, muito Rock a todos!!!

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. Gil

    Foi o show mais punk de todos os temppos, os caras detonaram

  2. Felipe

    Da-lhe rock!!! Viva los Remanescentes

  3. Didi Remanescente

    Valeu, man! Coisa fina a matéria!!!

    • Cris Fagundes

      É nós Didi, tamo junto, e muito Rock n’ Roll!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.