Em tempos de coronavírus… Confinamento… Muita gente em pânico, outros céticos… Cá estamos nós muito apreensivos e preocupados com todos os lados da moeda…
Ela já está em Riomafra, pois tivermos um caso em Rio Negro, e cada vez mais presente na região, com dois casos em Papanduva e 1 caso na vizinha cidade paranaense de Piên.
E você amigo leitor, também deve estar confuso e muito apreensivo com tudo o que está acontecendo, só que uma coisa é certa, se ficarmos assistindo só a Globo, com certeza, acharemos que é o fim do mundo (The Walking Dead)…
Meu Deus! Não sei qual é a deles, mas estão apavorando a sociedade… Não vejo eles colocarem uma reportagem levando otimismo a população, sequer nem os casos infectados que foram recuperados no mundo inteiro, como no caso da China, Coréia e na própria Itália, onde milhares de casos foram revertidos (curados)… Só mostram aquelas mesmas imagens dos caixões na Itália com um monte de gente morta! Meu Deus!
Também por outro lado, têm aqueles seguidores do “Bolsa” que acham que é uma simples “gripinha”, só que não é bem assim, temos que ter muito cuidado sim, mas não é como nossos governadores dizem e nem como o nosso presidente acha que é!
Entendo que devemos todos nos proteger, só que o confinamento em casa das pessoas que estão fora do grupo de risco, também não é a melhor opção, pois o vírus tá lá fora e não vai embora por que você está preso dentro de casa, uma hora você vai ter que sair e ele vai estar lá te esperando, e daí, você vai estar preparado?
Pergunto: Não seria melhor enfrentarmos ele agora, enquanto ainda é verão? Será que o confinamento não vai empurrar o pico para o inverno e ai sim a situação pode se agravar ainda mais e atingir outras faixas etárias? Será que presos em casa, nosso sistema imunológico não vai ficar ainda mais vulnerável? Será que o ideal não seria isolar somente os idosos e os demais que estão no grupo de risco? São perguntas que devem ser refletidas por todos nós!
É muito cômodo para as autoridades nos confinarem em casa, assim se livram de um problema maior agora, já que não fizeram sua parte e investiram em estrutura na saúde para tratar a população.
Outra coisa que não consigo compreender… Confinam as pessoas em casa, não deixam o comércio abrir, mas as farmácias, supermercados, lotéricas e bancos, cheio de pessoas em contato, aí elas voltam para casa com risco de trazer o vírus para dentro do lar justamente onde está os idosos que são os mais vulneráveis ao corona… Afinal, que isolamento social é este?
Basta ver o que aconteceu aqui em Riomafra nesta última segunda-feira, uma fila enorme, nas lotéricas, bancos, farmácias e tudo mais… Daí não era para sair nas ruas e ficar em casa?
Outro detalhe: quem consegue segurar nossos idosos em casa? É uma tarefa muito difícil! Enquanto a Prefeitura de Mafra manda os agentes de saúde e enfermeiros vaciná-los em casa, após, muitos deles vão para as ruas passear… E aí, adiantou o SUS ter ido à casa deles vaciná-los contra a gripe?
Acho que neste tal “isolamento social” só quem tá e vai “pagar o pato” é os empresários que não podem trabalhar, sequer abrir suas portas, senão é capaz de irem até preso, só que as contas deles não estão em “quarentena”… E aí, como fica estes 22 dias que eles ficaram parados? Quem vai pagar os funcionários que também foram proibidos de trabalhar? Da onde estes micro e pequenos empresários vão tirar dinheiro, para pagar os funcionários, credores, impostos, luz, água… Telefone e tudo mais?
O país já estava mergulhado numa forte crise e recessão, onde os pequenos empresários, autônomos e prestadores de serviços já estavam quebrando, imagine agora, sendo proibidos de trabalharem?
Com certeza “o coronavírus no Brasil vai matar muito mais CNPJ do que CPF”, é só aguardar para ver o estrago! Como escrevi na semana passada e teve gente que não gostou: o corona vai passar, mas o desemprego, o caos econômico a comoção social, vai apenas começar e não vai ser só uma “gripinha” passageira… Pensem nestas milhões de empresas que estão paradas neste momento, quantas delas vão conseguir sequer retornar da quarentena e quantas vão conseguir sobreviver? Quantos empregos serão ceifados? O que vai ser destas famílias?
E aqui em Riomafra a situação está caótica, muitos comerciantes e empresários não sabem mais o que vão fazer… Segundo comentam por aí, têm estabelecimentos que nem voltam mais, já fecharam suas portas definitivamente!
Será que nossas autoridades que ganham salários polpudos, vão diminuir seus salários e ajudar estes desempregados e micro empresários que vão quebrar?
Será que nossos governadores, vão reduzir seus salários e compartilhar com os que estarão desempregados?
E a grana das nossas Câmaras dos deputados, Senado, serão devolvidas para os hospitais, UTI’s, UPA’s e centros de saúde para comprar respiradores e aparelhos para combater o corona?
Cadê os mais de dois bilhões do fundo partidário, dos outros fundos como o do judiciário MP, será que eles serão doados para salvar as empresas e o desemprego?
E as nossas Câmaras de Vereadores aqui de Riomafra, irão economizar e destinar as sobras para os trabalhadores e empresas que precisarão serem salvas por aqui?
Aliás estaria na hora de nossos políticos, locais prefeitos e vereadores, fazerem um projeto de lei reduzindo seus salários neste momento também para sobrar dinheiro para a sociedade que vai precisar muito desta grana agora! Que tal?
Mas não usar isto como um momento político, fazer alerte e projeto neste sentido só para enganar a sociedade neste momento, para colher “louros” no momento político que se aproxima! Mas sim algo duradouro e concreto!
Aliás, nem deveria ter eleições municipais este ano, pois além de nem sabermos onde e quando tudo isto vai parar, acho que nem tempo hábil, para desincompatibilizações vai dar tempo, pois agora na próxima sexta-feira, 03 já encerra o período para tal…
Acho que não é o momento de pensar em política e muito menos em eleições, mas sim, em soluções para a grave crise social e econômica que poderá surgir!
E para encerrar, um ato corajoso do prefeito de Papanduva, que “deu um peitaço” e editou um decreto municipal abrindo vários segmentos do comércio na cidade… Será que os nossos aqui não vão fazer algo neste sentido… Ou vão rezar a cartilha dos governadores enquanto o nosso comércio agoniza?
Pessoal, por hoje vamos ficando por aqui… Até a próxima e cuidem-se bem! O mais importante de tudo é estar saudável e com o sistema imunológico em alta e higiene! Já os idosos e grupo de risco, além disto, isolamento! Até a próxima!