Salve, salve gente boa de Riomafra e região. Cá estamos nós aqui novamente nas páginas do “mais lido”, contando tudinho que o povão quer e merece saber…
E aí, o que acharam do novo vexame do futebol brasileiro na Copa América? Vergonhoso não é? Estou cansado de escrever esta vergonha que é o tal do futebol no Brasil. O tal do Thiago Silva novamente ferrando o time, aliás, ele deveria ser convocado para jogar vôlei e não futebol. Já o tal do Neymar não sei por que tanta idolatria em cima deste moleque irresponsável, toda vez que precisa dele ela apronta alguma e deixa o time “na mão”. Para mim, isto não é “craque”, ou vocês já viram o Zico, Pelé, Garrincha alguma vez serem expulso de campo? No meu modesto entendimento, o craque tem que ter todos os atributos, inclusive ter “cabeça” em situações adversas. Agora o pior de tudo é contratarem o tal do Dunga novamente, que já foi um fracasso na copa de 2010. É só “lambança” mesmo nesse futebol brasileiro… Vergonheira total!
Outra coisa, ainda continuo não entender, como num país de mais de 200 milhões de habitantes, que vive e respira futebol, não conseguem formar uma seleção e muito menos encontrar um técnico decente?! Definitivamente, o Brasil não é mesmo o país do futebol …faz tempo! Enquanto isto, outros esportes estão nos dando alegria e nos enchendo de orgulho, porém, poucos são valorizados pelas autoridades competentes e muito menos pelas emissoras de televisão que só querem ganhar dinheiro do povão em cima do futebol e ficam idolatrando estes “babacas, estrelinhas” e o povão como sempre: alienado e desinformado cai na “pira” destes “caça níqueis” que “lavam as burras” de dinheiro vendendo uma imagem falsa, idolatrando estes “pernas de pau” e iludindo o povão! Lamentável!
Até quando o brasileiro vai conservar esta idolatria ridícula? Será que só nos afirmamos criando ídolos de carne e osso no esporte? Acho que temos muito que evolui ainda… Que Deus nos perdoe!
Vamos em frente…
Quero parabenizar a Gazeta pela reportagem do último sábado, onde relembrou a crise política que estamos vivendo há mais de 15 anos em Mafra. Realmente é lamentável vermos Mafra estagnada todo este tempo, onde nossos políticos pensam somente no seu próprio umbigo, tentando manter-se no poder a qualquer custo, pouco se importando com o município. Para mim, isto já não é mais um problema cultural, passou sim a ser uma doença grave, chamada de obsessão compulsiva pelo poder, onde contaminou quase todos os nossos políticos através dos anos e está cada vez mais crônica e pelo jeito, longe de ser curada.
Claro exemplo disto foi o que fez o prefeito em exercício, vereador Bello, na última semana, pelo visto tentando permanecer no poder de todas as maneiras: tentou se agarrar na justiça para tanto, pleiteou duas liminares, mas sem sucesso. Na última, acabou levando uma baita invertida da juíza, conseguindo uma “litigância de má fé” e de quebra, uma multa e indenização de R$ 5 mil.
Talvez, para juíza chegar neste ponto, ela deve ter se assustado e ficado de certa forma indignada, da maneira que nossos políticos se apegam e se digladiam pelo poder, desejando tanto à famigerada “cadeira maldita” da Prefeitura. Talvez em outras comarcas por onde ela passou, jamais tenha se deparado com tamanha “guerra e sandice pelo poder”.
Na verdade este episódio é apenas um dos tristes exemplos ocorridos da feroz briga pelo poder que é travada em Mafra nas últimas décadas, onde quem paga é o povo de Mafra que está sendo engolido por outros municípios vizinhos que estão se desenvolvendo até devido à estagnação que Mafra se encontra.
O pior disto tudo é falta de representatividade que tal situação gera, pois com estas picuinhas políticas originada por esta cultura politica egoísta e individualista não se consegue lançar um representante para disputar sequer uma cadeira para deputado estadual por exemplo, onde municípios como São Bento, Canoinhas e Rio Negrinho tem.
Grande culpa, também tem a nossa população que permite este tipo de comportamento da nossa classe política, onde a cada pleito eleitoral, continuam apostando neste modelo de político ultrapassado e pernicioso para nossa sociedade. Na verdade estes políticos só estão atuando até hoje, porque os eleitores mafrenses creditam seus votos a ales, acreditando nos seus discursos e promessas. Enquanto nós eleitores não mudarmos nosso jeito de encarar e entender a política, os políticos continuarão agindo e pensando da mesma forma. No fundo, talvez não sejam eles que tenham que mudar, mas sim a sociedade mafrense! Pois o grande ditado nos diz: “Cada povo merece os políticos que tem”. Então só nos resta refletir e mudar.
Mas como mudar? Mudar através da participação, da fiscalização, do envolvimento na política, que é um mal necessário. Se informar, buscar conhecer bem os candidatos, os partidos e entender de uma vez por todas que o voto não acaba na urna, lá ele apenas começa! Sociedade que não participa de suas decisões, fica refém dos maus políticos. Tenho dito!
Vale lembrar que Rio Negro também está no mesmo marasmo que Mafra, talvez até pior, Mafra ainda há alguma movimentação e se tenta mudar algo, Rio Negro parece estar se achando dormindo em “berço esplêndido” e, no entanto, está sendo comandado sempre pela mesma classe política sem ao menos uma alternância no poder! Reféns do mesmo modelo político dominante há décadas, o qual infelizmente custará muito caro para querida sociedade rionegrense, pois quando acordarem muito tempo já se passou.
Infelizmente o cidadão rionegrense vive na ilusão, achando que tem ruas asfaltadas está no paraíso. Asfalto este que ganham do governo do estado e a população desinformada pagam para o município no seu IPTU. População que acha que tem saúde, mas não tem, acham que tem educação, mas na verdade não tem. Segurança então, nem se fala! Vergonhosamente dependem muitas vezes até da polícia de Mafra e, no entanto, por terem somente ruas asfaltadas acham que estão no paraíso. Vamos acordar povo rionegrense enquanto é tempo!
Sou duro nas minhas críticas, justamente por que quero o bem da minha querida Riomafra, não podemos acreditar em varinha mágica na mão de políticos!
Pessoal, por hoje ficamos por aqui, um grande abraço a todos e cuidem-se bem. Até a próxima!