Olá pessoal. Em tempo que comemoramos os 50 anos do inesquecível e nefasto golpe militar no Brasil. Cá estamos nós há quase 35 anos brigando contra os governantes ditadores de Riomafra e em favor da democracia e da livre manifestação por aqui também.
Pois é minha gente! Muito se fala naqueles terríveis anos que assombraram o Brasil, quando os militares tomaram o governo do país achando que João Goulart iria introduzir o comunismo no Brasil. Repressão que resultou em mortos, desaparecidos, torturados e exilados. Uma triste história que viveu o Brasil.
Não há o que se discutir que nos dias de hoje este regime seria inconcebível no Brasil. Porém os mesmos que se disseram vítimas da ditadura militar estão hoje no poder, e o que estão fazendo? Mensalão, “esquemas”, acabaram com a maior empresa privada da América do Sul a Petrobras, além de transformar o Brasil no país onde o cidadão paga os mais altos impostos no mundo e tudo mais.
Só que os ex-presidentes militares saíram do poder com “uma mão na frente e outra atrás”. O ex-presidente João Figueiredo, depois de deixar o poder, não aguentou as despesas do Sítio do Dragão, em Petrópolis, vendendo primeiro os cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São Conrado que os filhos agora colocaram à venda, ao que parece em estado de lamentável conservação. Da mesma forma, Ernesto Geisel, antes de assumir a presidência da república, comprou o Sítio dos Cinamonos, em Teresópolis, que a filha vendeu para poder manter-se no apartamento de três quartos e sala, no Rio, os demais, assim por diante.
Já os nossos atuais políticos e ex-presidente que se intitulam: “democratas” e fervorosos defensores do povo, o que acontecem quando se aposentam? Ou quando saem momentaneamente do poder? Preciso escrever aqui? Se o fizer terei que falar somente disto na coluna desta semana. Agora pergunto: O povo brasileiro vive realmente numa democracia?
Sem comentários… Vamos em frente…
Em comemoração aos 50 anos de ditatura, pelo jeito a atual administração municipal de Mafra, parece que resolveu saudá-la de forma bem peculiar. Segundo informações extraoficiais, a partir de agora os secretários municipais estão proibidos de dar entrevistas diretamente para imprensa. Ou seja, os veículos de comunicação terão que procurar a assessoria de comunicação da Prefeitura para reportar o assunto.
Bem se antes já era difícil ouvir a versão do executivo mafrense dos desmandos que ai está, imagine agora? Ou seria uma tática do executivo saber antes, qual é a “bronca do dia” para o secretário não precisar se expor e responder? Ou dar tempo para consertar o “furo” e tentar arrumar uma resposta? Ué mais o Eto não prometeu a imprensa que tanto ele quanto seus secretários estão à disposição, sempre que precisar de alguma informação ou quando algo estiver acontecendo? Mudou de ideia ou se trata de uma nova tática de blindar os secretários e a administração? Não posso acreditar que isto seja verdade.
E o povão continua na bronca! Gostaríamos elogiar algo, porém tá difícil. Esta semana chegou aos nossos ouvidos que em certas escolas municipais nem papel higiênico e material de limpeza tem. Isto não pode ser verdade. Até que ponto chegamos? Professores e funcionários terem que levar de suas casas, papel higiênico e material de limpeza para escolas. Isto é vergonhoso!
Outra coisa que acho errado é a questão da merenda escolar: você sabia que por força contratual as merendeiras não podem guardar a sobra da merenda, tendo que jogar no lixo. Isto é um absurdo minha gente! Tanta criança e famílias passando fome e centenas de quilos de comida fresquinha indo para o lixo! Pode uma coisa destas, pessoal?
Por que então não deixam as crianças levarem as sobras para suas casas, incorporando assim na alimentação dos demais familiares? E por que o professor ou mesmo os funcionários não podem comer a merenda também, já que a sobra vai para o lixo? Outra coisa, como um professor do ensino infantil vai ensinar uma criancinha a comer se ela não pode comer da mesma merenda? A professora tem que fingir que está comendo (mastigando a saliva) para mostrar para uma criança a forma correta de comer? Isto chega a ser ridículo!
E a reclamação da má conservação das ruas em Mafra não para. Já fizemos não sei quantas reportagens, ouvindo o reclame da população e o problema só aumenta. Será que o Eto vai implantar o programa “Minha Carroça Minha Vida”, para a população poder andar em certas ruas de Mafra?
Após uma reportagem aqui na Gazeta a Prefeitura arrumou apenas duas ruas do bairro Jardim Cristal e as demais ficaram para trás. Aí é que está o desperdício minha gente! O que faz o secretário de Obras, que ao invés de terminar o serviço no bairro, arrumar todas as ruas que necessitam de obras, leva as máquinas para cima e para baixo e nenhum bairro é arrumado por completo, originando gastos do dinheiro público e tempo desperdiçado. Será que não há sequer um planejamento?
E as tais placas de trânsito em Rio Negro, vão continuar confusas daquele jeito? Por que não ouvem a voz do povo, dos motoristas, eles é que sabem de fato a problemática do nosso trânsito. Não adianta ficar enchendo de placas e pintando meio-fio a “torta e direita”, contratando empresa de fora. Tem que haver planejamento.
Por falar em Rio Negro, após o alerta que funcionários da Prefeitura supostamente estariam indo e vindo com carros da Prefeitura para lá e pra cá particularmente. O Milton resolveu emitir uma nota a imprensa dizendo que os responsáveis que foram comprovados cometendo tal atitude serão demitidos por justa causa. Você leitor acredita nessa conversa fiada! Será que alguém vai ser realmente investigado a fundo e vai ser punido? É para rir agora? Na verdade isto pegou mal para administração e agora resolveram ter um “ataque” de moralidade para “inglês ver”. Conta outra, vai!
Aliás, não é só em Rio Negro que isto acontece em Mafra isto parece ser mais comum do que “buraco” na rua. Até alguém da Amplanorte parece que gostou da brincadeira e não larga mais da “viatura”. Pode?
Bem por hoje é só pessoal, um abraço a todos, cuidem-se bem até a próxima se Deus assim permitir!