Olá povão querido da minha amada Riomafra. Mais um feriadão se aproxima e nossa Mafra completando mais um aninho de vida. No próximo dia 08 nossa cidade completará 98 anos.
Por falar nisso, cadê a programação de aniversário do município? Afinal vai ter alguma inauguração, comemoração, festividade, algo parecido, ou vamos passar em branco, somente com as moções da Câmara as pessoas de fora? Será que não temos ninguém aqui de Mafra para homenagearmos?
Tudo bem que não temos muito o que comemorar, pois nossa querida Mafra estava quase falida, há um passo da moratória pública ou quem sabe até de uma interdição, caso a coisa continuasse do jeito que estava.
Mas, não deveria passar em branco também? Bem que poderíamos inaugurar a UPA, o CEDUP, entre outras obras que se encontram paradas por aí. Talvez faltou um pouco de empenho, ou quem sabe, até de tempo.
Se bem que Mafra já deu um excelente sinal de melhora: negativas, empréstimo, pessoal trabalhando nas ruas, só não pode ficar como Rio Negro, só pintando faixas de pedestres e meios fios. Tem muito por fazer ainda, além das buraqueiras, que ainda estão por aí querendo soprar as velinhas junto com a população no próximo dia 08.
Aliás, um grande presente para os mafrenses neste dia 08 de setembro seria a retirada daqueles dois “portais da vergonha”. Aquele portal francês sem sentido que só atrapalha o trânsito na praça Hercilio Luz, que foi uma autêntica ideia de “gerico” e aquele outro lá no trevo da BR-116 conhecido como o portal do “milhão” que nos envergonha a todos pelos que passam por ali e já virou um verdadeiro “mico” para os mafrenses. Pelo jeito estes dois portais só foram feitos para encher o ego de alguém e para encher os bolsos de outros. Pois nenhuma consulta popular foi feito junto ao povão para saber se ele que paga tudo isto, queria ou não estas duas aberrações que só nos trouxeram vergonha e, ainda por cima, estorvam o trânsito.
Que tal Gaiteiro, como comemoração e marco de um novo tempo para Mafra, dar este presente aos mafrenses, demolindo estes dois portais da vergonha? Já que não temos obras para inaugurar no aniversário de Mafra, então pelos menos vamos demolir aquilo que atrapalha e virou “mico” para os mafrenses. Que tal? Poderiam aproveitar também tirar aquela lombada da marechal, que mais parece um tobogã, outra aberração em Mafra. É tanto dinheiro do povo jogado lixo que nos revolta e envergonha!
Tudo bem que não tem o que inaugurar, porém a expectativa e as notícias são animadoras. Na edição deste final de semana li aqui no “mais lido” que o “Gaiteiro” foi novamente a Floripa, tocou uma gaita e umas “modas” lá pro Raimundão e pelo visto vai conseguir arrancar mais umas “gaitas” (grana) para Mafra. Tomara que dê certo e não fique só no “vamos ver”.
Aliás, dizem que o governador Raimundo Colombo estará em Mafra no dia 08, vamos aguardar! De repente sai mais uma rodada de gaita e o “hôme” se empolga e libera mais “gaitas” para Mafra.
Outra coisa boa que andei sabendo é que pode se instalar em Mafra uma fábrica de ração da família Maluf. Isto mesmo, aquele “famoso” ex-governador de São Paulo.
Dizem até que o neto dele já esteve em Mafra dias destes reunidos com o Gaiteiro e ambos já estiveram em conversa com o Raimundão tratando do assunto, estima-se que cerca de 300 empregos poderão ser gerados com a possível vinda dela para cá.
Este seria um bom anúncio da visita do governador Raimundão para cá. Quem sabe, né?
Bem gente acima de tudo, precisamos ter os pés no chão, primeiro deve-se consolidar a vinda da Master e da empresa alemã de chicotes de embreagem para cá, para depois ficar pensando em mais empresas. Temos que entender que a crise tá cada vez pior e a maioria das empresas estão temerosas e já estão colocando com força os pés nos freios, com medo de fazer novos investimentos.
Ainda acho que antes de trazer novas empresas para cá, temos que valorizar e não deixar fechar e ir embora as que aqui estão a décadas pagando seus impostos e gerando emprego e renda em Riomafra. Acho que ainda tá para nascer um governante que pense e aja desta forma. As empresas de Riomafra, assim como a maioria do Brasil adentro, estão agonizando e sem nenhum incentivo do poder público que só querem lascar e cobrar impostos delas.
O maior exemplo é Rio Negro onde a Sant’anna Embalagens está indo para o município vizinho de Campo do Tenente por falta de apoio do poder público de Rio Negro, sem contar as lojas que também estão se bandeando pro outro lado da ponte.
Vamos em frente…
Também li aqui na Gazeta do último final de semana que o hospital de Mafra continuará com o atendimento as nossas crianças, ótimo, só que o poder público não explicou qual será o preço desta permanência do atendimento pediátrico. Ou você acha que administração do São Vicente de Paulo simplesmente voltou atrás e resolveu olhar pelas nossas criancinhas? É lógico que tem algo por trás disto tudo. Será que não tem promessa de muita grana para o hospital novamente vinda do estado?
Se tal suspeita se confirmar e o poder público estiver novamente “enchendo as burras” do hospital de dinheiro, nós vamos berrar e bem alto, pois é inadmissível que isto ocorra novamente. E quem vai ficar feio na “fita” desta vez são os que autorizaram e concordaram com isto. É aguardar para ver!
Por falar em hospital, novas denúncias estão chegando… Será que os nossos vereadores vão bater palmas novamente e dar moção de aplausos e congratulações como de costume? Ou desta vez vão agir em favor do povo e dos pacientes?
E o hospital Bom Jesus também está na mira da nossa reportagem, logo teremos novidades…
Falando em saúde, realmente é vergonhosa a situação dos enfermeiros em Rio Negro. Segundo a reportagem do “mais lido”, o salário deles é o terceiro pior do estado do Paraná. É a segunda vez que eles vão à Câmara pedir apoio e são “enrolados”. Isto é uma pouca vergonha, minha gente!
Pessoal, por hoje é só. O amplexo da semana fica para munícipe mafrense pelo 98º aniversário da nossa querida Mafra que já foi a “Pérola do Planalto”, mas quem sabe, este é um recomeço para voltar a ser, assim reconhecida.
O povo mafrense merece dar a volta por cima. Espero que nossos políticos “tomem juízo” e quando Mafra completar 100 anos possamos estar escrevendo aqui somente coisas boas de nossa terra e de nossa gente! Um grande abraço a todos os mafrenses!