Gente boa de Riomafra, com este friozão por aÃ, nada melhor que esquentar o “pelego†lendo as quentes aqui do “mais lidoâ€.
E a coisa tá enfeando, inflação voltando inclusive com sério risco de descontrole, fazendas sendo invadidas pelo Brasil adentro pelos Ãndios e sem terras, Dilma querendo esconder seus gastos no exterior, dizem que despesas de comitivas em hotéis de luxo só serão reveladas quando Dilma e Temer deixarem a presidência; a desculpa para não prestar tais informações são “questões de segurança” tudo isto pelo jeito é para driblar lei de acesso à informação.
Só que por trás de todas estas “pisadas no tomate†de Dilma está o Lula de olho nas eleições de 2014. Dizem que em BrasÃlia começam a circular rumores, de que Lula está articulando abertamente para derrubar a reeleição de Dilma. Analistas polÃticos acreditam que se as condições objetivas para a reeleição de Dilma sofrerem os efeitos da deterioração nas relações entre ela e os partidos aliados, o ex-presidente Lula estará posicionado na linha de largada. Nesse caso, a presidente alegará razões pessoais para desistir. A justificativa será a famÃlia, não a polÃtica. Para não passar recibo. Vamos aguardar!
Vamos em frente…
E por aqui então a coisa não tá nem feia mais, tá terrÃvel. O povão de Riomafra não reclama, “esbravejaâ€, nossos blogs e e-mails estão abarrotados de broncas e mais broncas, uma mais cabeluda que a outra.
Além de tudo ainda tentam cada vez mais passar atestado de “bobo†no povão. Que o diga a senadora Ideli e seu “Guri†com a estória do “trem fantasma†na qual a maioria do povão acreditou.
Gente! Se nem a malha ferroviária que está aà a ALL consegue manter, tanto é que foi manchete da Gazeta no último final de semana, reportagem do descarrilamento de trem no interior do municÃpio, por falta de manutenção, sem falar no cemitério deles existente ao longo malha férrea, que dirá então fazer uma nova ferrovia, com trem de alta tonelagem passar por nossa região, que diga-se de passagem é mais esquecida do estado.
Segundo nos informou alguém que tem pouco de noção disso, de quanto custa trilhos e dormentes para suportar trens deste porte, sabe que seria praticamente inviável, pois segundo a fonte, o Brasil nem fabrica e muito menos tem aço adequado para fabricar trilhos para esta bitola, teria que importar da Polônia, único pais que possui aço a preço mais acessÃvel e de qualidade para tal e custa uma fortuna. Dormentes teriam que ser de concreto prensado e misturado, também com valor altÃssimo, já que os de madeira não existem mais, pois tal madeira não pode mais ser extraÃda. Basta vermos que várias ferrovias deste porte até hoje não foram concluÃdas pelo Brasil adentro, viraram elefantes brancos, feitos somente para “alguns†ganharam dinheiro, como todas as obras faraônicas, inacabadas no Brasil.
Por falar nisto, vimos outras associações dos municÃpios como a AMURC, por exemplo, brigando pela tal ferrovia passar na sua região e também fazendo abaixo assinados para a Autopista não fechar seus acessos, enquanto isto, o que o presidente da Amplanorte, Eto Scholze, fez até o momento com relação a isto para Mafra e região?
É uma vergonha, não temos lideranças, não temos representatividade, não temos iniciativa, não temos planejamento, nos faltam polÃticos competentes e comprometidos com nossas causas para que conquistas aconteçam por aqui.
Gente, seis meses de governo municipal e o que vimos de bom até agora? Nada! Só trapalhadas. Nem explicações da dÃvida herdada do municÃpio o atual prefeito conseguiu expor a população até agora. O legislativo teve que mudar a lei orgânica, para praticamente obrigar os secretários do Eto a irem até a Câmara para darem explicações ao povo, sob as penas da lei. É mole?
Sem falar na vergonha que foi a cobrança do IPTU? Parcelamento em duas vezes no reajuste dos servidores, sem eles sequer saberem? Contratos licitatórios e de estagiários que sumiram sabe lá quando, como e não se tem explicação até agora? Mafra historicamente fora dos jogos da Olesc por esquecerem-se de inscrever a atletas do basquetebol? Secretários em menos de seis meses de governo fazendo tour na Europa e no nordeste? Secretários com quatro meses de governo pedindo o boné? Nepotismo correndo solto? E o que dizer do “Papi†até algum tempo atrás, com um baita empregão na Amplanorte? Secretário municipal votando contra a alta complexidade ficar em Mafra? Sem lembrar é claro a triste situação das nossas estradas da cidade e do interior, caos na saúde e na educação. E por aà vai…
Estamos no 6º mês do atual governo municipal e ainda não tivemos nenhuma empresa instalada em Mafra, muito pelo contrário, duas já se manifestaram que iriam embora. Os poucos pontos turÃsticos que temos estão deteriorados, sem pintura, feios e velhos. Como queremos atrair turistas se não damos atenção as pequenas coisas?
Uma simples placa que separa Mafra de Rio Negro está velha, suja, quase que destruÃda. O relógio do sol está totalmente desgastado e mal cuidado. Relógio da praça Lauro Müller mais parado do que funcionando. Estes são apenas alguns exemplos de como o descaso tomou conta da nossa Mafra. Aliás, cadê o secretário de Cultura e faz Turismo?
E na minha Rio Negro como vai ficar a situação da Maternidade que já faz três meses que fechou? Enquanto isto mães rionegrenses têm que ter seus filhos em outros municÃpios quando Mafra não pode atendê-las. Isto é uma vergonha! Sem falar que além da Maternidade está sujeito agora nós rionegrenses ficarmos sem o Pronto Atendimento, pois contrato com a Prefeitura está acabando. Só falta isto agora!
Pessoal por hoje era isto! Um grande abraço a todos, até a próxima e cuidem-se bem!
O TROMBELHUDO