Quarta-feira 06 de março de 2013

Publicado por Trombelhudo - 06/03/2013 - 22h01

Olá gente querida da minha amada Riomafra! Cá nós aqui em mais uma quarta-feira dando nosso recado em favor do povão!

A coisa tá feia pessoal! É bronca de tudo quando é lado. Não sei nem por onde começar!

Vamos lá. Como sou persistente, novamente cobrarei aqui a questão da segurança, principalmente em Rio Negro. Na edição de quarta-feira passada cobramos a situação. Tanto é que naquela quarta-feira ocorreu mais um caso de violência no centro de Rio Negro. Um cidadão foi violentamente espancado próximo a ponte Rodrigo Ajace. Na semana anterior numa lanchonete também na área central um jovem foi morto com golpe de canivete. Só no mês de fevereiro foram registrados cinco casos de violência e um homicídio no centro de Rio Negro, é mole?

Esta vergonhosa situação que já dura há décadas, só vem se agravando, com o aumento populacional e com falta de investimentos na área de segurança em Rio Negro. Sai prefeito entra prefeito, sai governador entra governador e nada. Agora tirarem fotos e saírem nos jornais fazendo pose e prometendo segurança, isso eles fazem. Aliás fotos nos jornais enrolando o povo é que não faltou durante todos estes anos, não é mesmo? Até quando irá durar esta pouca vergonha? Será que precisa gente “graúda†sofrer diretamente um episódio de violência para algo ser feito de fato? O povo rionegrense está de “saco cheio†de ouvir promessas não cumpridas com relação a segurança. Chega!

Agora tem coisa pior do que a segurança em Rio Negro? Tem: a saúde! A coisa já tava ruim agora complicou de vez. Sem avisar a população, simplesmente o PA e a Maternidade fecharam as portas. Isto mesmo, fechou, parou de atender a população de uma hora para outra sem comunicar o povão. O coitado do rionegrense do dia pra noite ficou sem o atendimento do PA e da Maternidade, dando com a cara na porta.

Duas pacientes grávidas foram até a maternidade na última segunda-feira já em trabalho de parto e tiveram que se virar por conta própria, dizem que uma das pacientes conseguiu ser atendida na Maternidade de Mafra, pois talvez tinha condições de pagar o parto particular, já a outra, teve que recorrer ao prefeito e a um vereador para ser transferida para Campo Largo. Até que ponto chegamos? !

Já uma outra paciente que também deu com “nariz na porta†no PA de Rio Negro, que também fechou, achou que iria ser atendida no PA de Mafra. Pura ilusão, segunda ela, além de não permitirem seu atendimento, o que é pior, foi mal atendida. Como ela não tinha comprovante de residência que mora em Mafra, a coisa complicou!

Agora eu pergunto, quando você está se sentindo mal e procura um PA, você vai se lembrar de levar consigo, naquele momento, um monte de documento, inclusive comprovante de residência se o SUS é nacional? Quer dizer então que se o cidadão lá do Amazonas por exemplo, estiver passando aqui por Mafra e passar mal, e não for uma emergência, então ele não vai poder ser atendido pelo nosso PA, por que ele não mora em Mafra? Isto só pode ser uma palhaçada e das grandes, não é? Será que o nosso secretário de saúde não conhece o que diz a constituição? Gente, a saúde é um direito universal de todos e ninguém pode ficar sem atendimento médico! Outro detalhe, como que a atendente vai saber se o teu caso é de urgência ou emergência? Ela é médica para saber avaliar isto? Às vezes uma simples dor de barriga pode ser um sintoma de infarto, uma simples dor de cabeça pode ser indicio de AVC e assim por diante. E aí?

A população tanto de Mafra quanto de Rio Negro está cada vez mais insatisfeita com a área da saúde. Acho que está cada vez mais na hora do Milton e do Eto, juntamente com seus respectivos secretários da Saúde, sentarem e resolverem em conjunto este problema, ainda mais agora que pelo jeito, com fechamento do PA de Rio Negro, Mafra terá que atender todos os pacientes de lá. O que não pode é continuar é este péssimo atendimento ao cidadão riomafrense. A bronca é geral! Esperamos que nossos vereadores, principalmente os de Rio Negro, também fiscalizem isto!

Bem, em Mafra há outras broncas e bem grandes, só que com relação a atual administração. A insatisfação do povão tá grande com o guri da Ideli. Começando dentro da própria Prefeitura, onde muitos funcionários competentes, alguns com anos lá dentro já “pediram o boné†por não concordarem com certas coisas que estão acontecendo e com o seu jeito de administrar. Inclusive pessoas que foram companheiros de campanha e do próprio PT já abandonaram o barco! Alguns, dizem até que o “piá†se perdeu, tombou a carroça (da campanha) na primeira curva, até por sofrer forte ingerência do “Papiâ€. Seria isto verdade?

Aliás, por falar em carroça, uma lembrança interessante. Na campanha se faziam de humildes, dizendo que tinham pouco dinheiro pra gastar, andavam até de carroça. Só que pelo jeito logo após as eleições a coisa melhorou e muito, Fiat 500 (cinquecento), Amarok. E a tal carroça afinal? Será que deixaram para o povão puxá-la agora?

Bem quem anda de Amarok pela cidade, não sente mesmo as buraqueiras que estão espalhadas nos quatro cantos do município, nossas ruas estão parecendo queixo suíço de tanto buraco que tem por aí e o povão que anda de carro popular e muitos de “pau véio†indignados com a buraqueira.

Realmente para andar em certas ruas de Mafra só de carroça mesmo. Talvez o recado já foi dado para o povão na época da campanha, só que o eleitor não soube entender!

Tem leitor aqui do “mais lido†escrevendo que quer batizar um buraco com seu nome, já que não arrumam mesmo! Calma, calma pessoal tem buracos para todos!

Já um leitor motociclista, disse que dias destes quase foi engolido (abduzido) por um deles.

Outro já diz que para arrumar as ruas, contratar mais médicos, arrumar os aparelhos do SUS não tem grana. Mais para, encher de chefes etc e tal, tem.

Outra pergunta, cadê os uniformes e as agendas dos alunos nos colégios municipais como CEM Beija Flor, por exemplo? Já estamos em março e até agora nada.

Para encerrar: quem afinal está realmente mandando na Secretaria de Educação de Mafra? Do jeito que a vereadora Marise defende a mesma dá para desconfiar. Bem o tempo nos dirá ele não mente!

Por hora ficamos por aqui. Até a próxima e cuidem-se bem!

O TROMBELHUDO

- Publicidade -
14 comentários publicados
  1. Ricardo

    É, realmente a segurança em Rio Negro está vergonhosa. A polícia militar só atende quando quer e a desculpa é sempre a mesma: falta viatura, falta pessoal e blá, blá, blá.
    Já na delegacia não falta gente, mas o atendimento é horrível. Viatura então cada um tem uma, mas pelo jeito só prá passear?

  2. NATALIA

    MINHA LICENÇA MATERNIDADE TERMINA DIA 18/03/2013 E ATÉ O DIA DE HOJE NÃO CONSEGUI “VAGA” PARA MEU FILHO. ELE ESTà COM QUATRO MESES E 12 DIAS. ENTREI EM CONTATO COM OS ÓRGÃOS COMPETENTES DO MUNICÃPIO E A RESPOSTA QUE OBTIVE FOI QUE ELE NÃO TEM IDADE PARA SER MATRICULADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIS, A PREFEITURA MUNICIPAL DE MAFRA TEM UMA RESOLUÇÃO DE 2010 QUE DIZ QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL SERà OFERECIDA PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 6 MESES DE IDADE. O QUE CONTRADIZ A LDB. ESTOU INDIGNADA COM ESSA SITUAÇÃO. PARTICIPEI DE TODO O PROCESSO PARA FINALIZAR EM UMA TENTATIVA “FRUSTRADA”? ATÉ QUANDO ESSES POLÃTICOS INDIVIDUALISTAS VÃO CONTINUAR GANHANDO DINHEIRO A NOSSAS CUSTAS? ESSE RESOLUÇÃO FOI CRIADA POIS A QUANTIDADE DE CRECHES DISPONÃVEIS NÃO ATENDE A DEMANDA. MUITO FÃCIL RESOLVER UM PROBLEMA ASSIM NÃO É? A QUANTIDADE DE VAGAS NÃO PRECISA AUMENTAR POIS EXISTE UM GRUPO DE CRIANÇAS QUE NÃO É ACEITO. ASSIM NÃO EXISTE MOTIVOS PARA AMPLIAR A REDE, NEM CONSTRUIR NEM CONTRATAR NOVOS PROFISSIONAIS, POIS Jà ESTÃO ATENDENDO A TODOS. VERGONHA, RAIVA E INDIGNAÇÃO POR MORAR EM UMA CIDADE DESSA. ONDE UMA LEI É INFERIOR, E A QUASE 3 ANOS OS PAIS SE CALAM DIANTE DESSA SITUAÇÃO. O QUE SERà NECESSÃRIO FAZER? DEIXAR MEUS FILHOS EM SITUAÇÃO DE RISCO PARA QUE O CONSELHO TUTELAR INTERVENHA E ELE SEJA MATRICULADO? MUITAS PERGUNTAS SEM RESPOSTA ATÉ O MOMENTO…

    LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

    Seção II

    Da Educação Infantil

    Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

    Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

    I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

    II – pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

    Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

  3. mafrense revoltada

    as crianças das escolas municipais, estao comendo pão e agua…arroz e milho…isso é cardapio que se apresente??…meu filho de 7 anos me disse: mãe, será que o nosso prefeito comeria isso??? é chocante, até as crianças estão vendo que a coisa ta feia…e ate quando???? vamos prefeito, arregasse as mangas,…melhorias para mafra urgenteeeeeeeee!!!!faça diferença, não seja apenas mais um na historia da sujeira de mafra!!!!

  4. Jucélia São francisco do Sul sc.

    Sinto muito povo Mafrense estamos fora mas vemos as coisas Mafra simplesmente esta se acabando e como dizem isto é só o começo porque acham que eu me expus em campanha contra falei em rádio para tentar alertar a população sobre o que viría ,era visto ,meu marido Gabriel Wisnieski é Mafrense e a grande preocupação pensam que ele deixaria eu me expor em vão ,povo agora faça alguma coisa puxe as leis vão as ruas cobrem as benfeitorias ,nosso partido político é simplesmente querer ver Mafra sair do abísmo infelizmente é o retrato do PT…………………..

  5. Mafrense

    Que saudades do “Jango” !!!

  6. Bruno Mafra

    De qualquer maneira antes de culpar a administração, temos de culpar a nós mesmos por escolher este candidato. Mais importante do que isso, temos que cobrar por melhorias e fazer valer nossa cidadania. O resto é blablabla
    Se preciso for, fazer pressão, barulho.
    Povo pacífico sim, passivo não. \o\

  7. Funcionario

    E a sacanagem continua, mais 4 anos envolto em desavenças político partidárias que envolvem imprensa, classes políticas mais ou menos favorecidas e uma porção de manipulações da opinião popular…
    Uma camara de vereadores demagoga que alardeia a função de FISCALIZAÇÃO DO EXECUTIVO, mas que na verdade esta é preocupada em garantir o cargo dos apadrinhados que se não é na prefeitura é na SDR, jornal tomando partido de um ou de outro a troco de que??
    E os funcionários assalariados sem vale transporte, ganhando o minimo menos 4,40 por dia, do ônibus e depois de um mês e meio de análise vereadores votando contra o absurdo dos 9 reais de vale alimentação por dia… ta certo os contratados também merecem, mas vejam só, aguardaram mais de um mês por essa proposta que é sim ridícula, mas, imaginem só quanto tempo vai levar para avaliar a proposta de cada um dos catadores de votos… garantissem o mínimo para depois implementarem… se for só para fiscalizar, os funcionários , os jornais da cidade, o ministério publico e o tribunal de contas fazem… se não for para legislar e buscar recursos com seus representantes congressistas em beneficio do povo e dos funcionários NÃO SERVEM PARA NADA!
    Os funcionários efetivos agradecem aos votos contra o vale alimentação….

  8. Vanessa

    e isso q esta só no começo.. esta se tornando um dos piores mandados, pode escrever q vai fica pra historia, esta sem condição de andar de carro nessa cidade e não adianta ir tampar com pedra, pq dura um dois dias e ja era só trabalho perdido que faça devagar e bem feito, e os uniformes em nenhuma escola do municipio se viu e alem do mais faltam proficionais em toda rede de ensino do municipio, não entendo pq mudar esses proficionais deixa como tava, e agora muita gente esta desempregada e o povo precisando, olha deveria fazer um abaixo assinado pra resolver esta situação q nao esta facil heimmm povo

  9. mafra sc

    o que aconteceu com a frota do municipio q nao sai mais do patio … e o famoso tiziu so anda de retro por ai…….

  10. Mafrense01

    É o povo de Mafra quis pagar pra ver né? Então agora paga,que chupem essa manga!Não é facil dizer isso,afinal todos queriamos que as coisas fossem diferentes,pq somos mafrenses de nascença ou de coraçao,mas revolta muito saber que o povo teve chance de mudar tudo isso e não teve discernimento para tanto.
    Cairam nas ladainhas do papai doente com a bengala pedindo para votar no seu “fio”, pobre coitado,sem dinheiro,a campanha do tostão contra a do milhão,quem não lembra disso?? E mais uma vez o povo comeu com farinha…Até quando meu Deus,até quando??????????

  11. Josi

    Pessoal esqueçam uniforme e agendas !!!!com certeza não vai ter…..se nem o necessário tem!!!

  12. Jose Carlos

    Chora povo infeliz!!!!!. Foi da vossa vontade. Agora aguentem como ELEITORES DA DEMOCRACIA… E ESPEREM, COM BASTANTE EXPECTATIVA…VEM MUITO MAIS POR Aí… NEM SEQUER COMECOU!

    • Cidadão Indgnado - Mafra

      Olá a todos tem uma passoa aqui no trombelhudo que postou que gostaria de montar uma espécie de grupo, ou associação para junto com outras pessoas que quisessem aderir o contatassem, porém não consigo seu e-mail se ele próprio ver este comentário entre em contato por aqui pq tenho ido a todas as sessões que mé possível nas segundas-feiras e acompanhado e cobrado de nossos nobres vereadores mas sozinho, precisamos nos organizar e ver se mexemos os alicerces, damos uma sacudida nas coisas, senão onde vão aprar esta quantidades enorme de crianças que saem das escolas, onde irão trabalhar, entre outros problemas que por aqui existem sem vontade de serem resolvidos por quem foi eleito para fazerem.

  13. Mcidadã

    Não é preciso nenhuma “boquinha” lá dentro, isso vai contra os princípios da Gestão Pública, porém precisaríamos sim de pessoas competentes, com qualificação… vai que alguma coisa mudasse????? é quem sabe um dia a coisa mude…. mas duvido… e a cidade continua uma porcaria… td precário… e a falta é de recursos financeiros???? ou recursos humanos adequados??? Recursos administativos utilizados da maneira correta???? é o que devemos pensar!!!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.