No segundo turno, cá estamos nós novamente tristes, pois o povo de Mafra parece que definitivamente não quer eleger um deputado federal local e muito menos um estadual.
E você amigo leitor e eleitor, o que achou das eleições? Surpresos ou não?
Eu confesso que não acreditava na reação do Aécio e que ele pudesse superar a Marina e ir para o segundo turno. E também fiquei surpreso com pouca diferença dele para Dilma. Afinal, num universo de mais de 142 milhões de votos, o que são apenas cerca de 8 milhões de diferença? Isto corresponde apenas a 8% dos votos válidos. Na minha modesta opinião, é pouco.
Bem, diante disso tudo, agora temos um novo e intrigante cenário, onde tudo pode acontecer, pois o próprio PT de Dilma e Lula não contava com a virada de Aécio. Os petistas já se preparavam e articulavam para enfrentar Marina no segundo turno, com uma estratégia praticamente pronta. E agora? Qual será a armação do PT de Dilma e Lula? Estão com as barbas de molho e jamais irão entregar o poder tão facilmente após 12 anos de reinado. Tudo pode acontecer!
Bem, pelo menos o povo parece que, ainda que devagar, está aprendendo a votar, ou melhor: anular o seu voto. Volto a repetir, enquanto não mudar todo este sistema, teremos cada vez menos gente séria e de bem envolvida na polÃtica! Tenho dito. E viva o sistema, “vota Brasilâ€, é isto que eles querem, para continuar tudo no mesmo.
Já nas eleições estaduais, nenhuma surpresa, Colombo e Richa dificilmente perderiam suas reeleições em Santa Catarina e Paraná. Em Santa Catarina, Colombo conseguiu fazer um governo razoável e sua aliança novamente ficou muito forte e difÃcil de ser derrotada.
Contudo no Paraná, Beto Richa não fez um bom governo, principalmente para Rio Negro, porém seu adversário Requião, com um discurso velho e rancoroso, está fora do contexto atual dos eleitores paranaenses. Acho que Requião e muitos outros polÃticos do Paraná já estão com a data de validade pra lá de vencida.
E Mafra minha gente! É de chorar em saber que poderÃamos ter até dois deputados eleitos e novamente Mafra ficou sem o seu representante na assembleia. Sabem por quê? Primeiro porque saÃram três candidatos locais. Só que este não é o problema mais grave. O pior foram os mais de 9 mil votos que os candidatos de fora levaram daqui, tirando a real chance de termos até dois deputados locais eleitos. Já imaginaram?
Gente! É inconcebÃvel que isto novamente tenha ocorrido em Mafra, onde 247 paraquedistas foram apoiados por pessoas que se dizem mafrenses, mas que não querem o bem de Mafra e só pensam em si mesmas. Estes “alienÃgenas†e seus aliados tiraram novamente a real chance de termos um representante mafrense na assembleia. É lamentável e imperdoável!
Só que estes antimafrenses aos poucos estão sendo identificados pela própria sociedade e, no seu devido tempo, serão desmascarados. Muitos deles serão repudiados na própria urna, nas próximas eleições municipais.
Justamente aqueles que deveriam dar o maior exemplo e que se intitulam defensores do povo e das causas mafrenses, pensaram em si mesmos e no próprio partido, virando as costas para a cidade, num momento em que se torna crucial o municÃpio ter um representante local na assembleia legislativa. Pasmem!
Sem falar naqueles comissionados que trabalham em órgãos públicos do estado – e dependem do emprego – que foram praticamente obrigados a votar e fazer campanha para candidatos que nunca viram na vida, ou se quer sabiam que existiam.
Gente! Esta é a polÃtica de Mafra, ou melhor, politicagem de alguns que se dizem mafrenses e que, na verdade, vivem apunhalando nossa sociedade pelas costas em cada eleição, seja em benefÃcio próprio ou de um determinado grupo!
Gostaria de saber, por exemplo, quem é o padrinho polÃtico do tal candidato Gabriel Ribeiro, que conseguiu 1.495 votos para deputado estadual aqui em Mafra. Quem é este cara que nunca apareceu em Mafra ou se quer sabe onde fica nossa cidade? O maior culpado não é ele, mas sim o seu padrinho polÃtico mafrense que conseguiu tirar todos estes votos dos candidatos daqui. O que esse tal de Gabriel vai fazer por Mafra? Nada minha gente, nada! Daqui quatro anos ele volta novamente para beliscar mais uns dois mil votos por aqui, ainda mais que o seu “padrinho†polÃtico é daqui, sabe o caminho das pedras e deve ter sido bem recompensado pelos votos tirados de Mafra.
Da mesma forma aconteceu com a nossa única candidata local a deputada federal Claudia Bus, que conseguiu apenas 2.818 votos em Mafra, sendo que um Mauro Mariani da vida, que é de Rio Negrinho, conseguiu quase o triplo da votação dela, somando 7.746 votos em plena Mafra. E o tal de João Kleinubing, outro que talvez nem saiba direito onde fica nossa cidade, conseguiu 3.156 votos. Pergunto novamente: o que estes caras vão fazer por Mafra? Tirar nosso aeroporto, desviar o gás que há anos era para chegar aqui? Descredenciar nossa oncologia? Tirar empresas que pretendiam se instalar aqui? Entre outras “coisitas†mais? É evidente, minha gente, que eles vão pensar única e exclusivamente nas suas cidades e regiões. Mafra só serve mesmo para elegê-los e nada mais!
Bem, quer o que né! Prefeito e vereadores, cada um apoiando um candidato de fora, ex-secretário da SDR vergonhosamente apoiando vários candidatos de fora, entidades de classe também apoiando candidatos de fora. Raposas velhas da polÃtica mafrense, apoiando e ensinando os novos a apoiar os caras de fora, para “se dar†bem individualmente. Teimoso sou eu, que acredito que isto vai mudar… “Sabe di nada inocente…â€
Mais do que os votos que foram para candidatos de fora, me surpreende o número de abstenções: mais de 7.000. Será que a população esta tão insatisfeita e sem opções que prefere deixar de votar? O Werka mostrou na sessão da Câmara o porque não conseguiu se eleger.
É POR ISSO QUE MAFRA NÃO VAI PRA FRENTE , É UM ATRASO SÓ
AINDA FALAM NA TERCEIRA PONTE , SÓ COM ESSE PREFEITO E SEUS VEREADORES , NUNCA ISSO VAI ACONTECER