Meu povão querido, em tempos de seca e muito calor, olha nós ai de novo, torcendo para vir uma boa chuva…
E essa agora, enquanto o Brasil importa carros da China, nós vamos exportar jegues aos chineses. Pode?
É isto daà mesmo! Surgiu, recentemente, um novo objeto do desejo que não faz parte das nossas riquezas naturais, nem da cultura agrÃcola. Trata-se do popular jegue nordestino. Há cerca de um mês, um acordo entre os dois paÃses liberou o intercâmbio de asnos – animais também conhecidos como burros e jumentos, que são largamente utilizados na indústria de alimentos e na de cosméticos daquele paÃs. Será que eles não aceitam também, como “contrapeso†alguns tipos de polÃticos que temos no Brasil?
Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste, onde o animal é encontrado em abundância. Além de movimentar a economia local, a iniciativa ainda vai resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região. Com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues estão perdendo espaço para a concorrência.
A China abate 1,5 milhão de burros ao ano, produzidos no paÃs, na Ãndia e na Zâmbia. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção de alimentos especÃficos e assistência técnica.
Bem, tomara que o Brasil não resolva importar deles, estes alimentos industrializados, com nossa própria matéria prima. Imagine o que tudo deve vir na embalagem?
Vamos em frente…
E muita gente em Riomafra continua na bronca, com a tal da internet ADSL “banda largaâ€. A reclamação é geral, tem horas que a conexão cai e leva horas para reestabelecer o sinal. Fizemos matéria de capa meses atrás, os técnicos da Oi por aqui prometeram resolver, deu uma melhorada, só que nas últimas semanas, a coisa complicou novamente.
Gente, isto é o resultado do monopólio, onde não há concorrência da nisso daÃ. Tá na hora dos nossos vereadores, prefeitos, entrarem na briga junto com nós para resolver este problema. Como está não da para ficar, pois hoje em dia a internet tornou-se uma ferramenta fundamental para todos nós. Espero que nos ajudem nesta empreitada?! O povão agradece.
Temos que elogiar o trabalho que vem sido desenvolvido para implantação do esgotamento sanitário em Mafra, e também muito já foi falado sobre ter sido feito após o asfalto. É um mal necessário, para os polÃticos é uma obra ingrata, pois não aparece.
Quando é para elogiar nós fazemos, mas quando é para criticar, estamos aqui para cumprir nossa missão. Os motoristas que passam pelas ruas 7 de setembro e Severiano Maia, andam se queixando dos remendos mal feitos nessas ruas, segundo me disseram tem cada buraco mal tampado que se o carro cai, fica no buraco mesmo. São ruas de grande movimento e que merecem um conserto mais apropriado para a carga de carros.
Outro reclame é dos moradores da rua Antonio Nunes, no bairro Jardim América, não é de hoje que o problema de falta de iluminação, lâmpadas queimadas, a sujeira e mato tomando conta das calçadas, e ainda buracos antigos que vêm deixando os moradores de cabelos em pé. São poucos os lugares que tem calçadas naquela rua, tem muito é mato dos dois lados da rua e até caminhões estacionados onde os pedestres deviam andar. Essa rua também merecia uma atenção especial, já que é caminho de um grande condomÃnio com mais de 200 moradores e de um dos bairros mais populosos de nosso municÃpio.
Também tem gente braba com um terreno baldio na rua 7 de Setembro com a D. Pedro II que causando medo a população local. Além de um criadouro de bichos, já tem “malaco†por lá usando como esconderijo e outras “coisitas†mais. Esperamos que a Prefeitura converse com o dono do imóvel para que limpe o local. Os vizinhos agradecem!
A população também tá na bronca com aqueles buracos naquela lombada na Tenente Ary Rauen, perto do SENAI, que já está fazendo aniversário. Que tal a turma do “mão no borso†dar uma arrumada naquilo lá?
E um dos “mandachuvasâ€, da Serrana esteve lá na Câmara dando explicações com relação a iluminação pública, que aliás está deixando a desejar tanto em Mafra quando em Rio Negro. Várias ruas estão no escuro, principalmente na Vila Nova. Imaginem, a população não teve acesso até agora nem número 0800 da empresa para reclamações.
Tá e quando é que será a vez da Seluma, através dos seus dirigentes irem até a Câmara esclarecer a situação do nosso lixão (aterro sanitário)? Segundo o povão, a coisa tá feia! Vamos aguardar. Agora para isto a Câmara tem que convocar a empresa.
E agora chegou a vez da CASAN. Quem também ta deixando a desejar no seu atendimento, principalmente na Vila Nova, bairro Campo da Lança próximo a Volvo Dicave. O povão de lá não aguenta mais a falta de agua, geralmente nos sábados a tarde ou finais de tarde depois das 18h.
O que é pior, o povão diz que liga para reclamar e não tem ninguém pra atender e dar alguma explicação (onde estão os plantonistas)? Sem falar que a agua só volta de madrugada e o povo de lá reclama que nem banho pode tomar! Então tai as broncas do pessoal da Vila Nova e do Campo da Lança contra a CASAN!
E para encerrar, gostaria de perguntar, quando os dois prefeitos Jango e Swarowskinho, vão sentar para dar inicio a um diálogo franco e sério com relação à terceira ponte? Acho que deveria ser logo e não esperar as próximas administrações fazerem isto. Quem sabe nossos vereadores riomafrenses possam iniciar uma conversação? Vamos aguardar.
Meus leitores, por hoje é só. Até a próxima semana. Cuidem-se bem!
O TROMBELHUDO