Em tempos de passeatas, manifestação e tudo mais, cá estamos nós aqui outra vez, mandando ver aqui no “mais lido”.
E aí o que você achou das manifestações no Brasil e aqui por Riomafra?
Embora a manifestação desta vez pareça ter sido menor número de pessoas, pelo jeito as ações e os efeitos foram maiores. Ficando cada vez mais nítido, que a cada dia que passa o povão tá no “volume morto” com a Dilma e a turma lá de Brasília.
Tanto é, que a própria da Data Folha que gosta de dar uma mãozinha para Dilma fez várias pesquisas depois da manifestação de 15 de março e atestou que 60% dos brasileiros acham o governo Dilma ruim ou péssimo e apenas 13% aprovam a presidente. No Nordeste, que sempre elegeu o PT, 57% acham o governo ruim ou péssimo e apenas 12% são bom ou ótimo. Na faixa até dois salários mínimos, onde estão os beneficiários da Bolsa Família, 57% acham Dilma ruim ou péssima.
Os resultados são avassaladores: para 78%, a inflação deverá aumentar no próximo período. Para 70%, o desemprego vai subir. 58% acham que a situação econômica do país deve piorar. E 63% querem o impeachment da presidente. Porque 83% tem certeza que Dilma sabia da corrupção na Petrobras. Sendo assim: 75% dos brasileiros apoiam os protestos. Então a número de pessoas que foram as ruas no último domingo em nada influenciou na decisão da maioria dos brasileiros que não querem mais este governo no poder.
E você riomafrense que não foi as ruas, por quê? Acha que se manifestar no Facebook é suficiente? Tem medo de mostrar a cara e até mesmo pintar o rosto de verde-amarelo e cantar o hino nacional contra a corrupção? É por isto que estamos deste jeito, servindo de palhaços e enchendo os bolsos destes políticos safados por aí. Ficamos a vida toda nas rodas de família, amigos e em botecos falando mal dos políticos e nada fizemos até hoje, muito menos ir a rua protestar.
Então minha gente! Eu tenho a parabenizar você cidadão riomafrense, que teve a coragem e o patriotismo de descer a avenida Vicente Machado até a praça João Pessoa, com seu cartaz e sua bandeira, mostrando que não quer mais o Brasil na mão dos corruptos. Estas pessoas demonstraram que querem de verdade um Brasil melhor e não tem medo de demonstrar isto publicamente, como muitos que só sabem “bradar” covardemente atrás de um computador através de um “fake” no Facebook.
Nós precisamos de brasileiros nesta hora, que mostrem a sua cara e não se acovardam de lutar por um Brasil melhor e livre da corrupção, igual ao belo exemplo dos pais que levaram seus filhos ainda pequenos, ensinando a eles desde já que este Brasil pertence a nós brasileiros: ordeiros, honestos, trabalhadores e dignos. Nossas crianças precisam de exemplos de cidadania. Parabéns!
Taí, minha gente. Quando escrevo aqui há décadas que o voto não termina na urna e sim começa nela. Taí a prova! Basta ver o que estamos enfrentando hoje. Se o povo fosse mais politizado, informado, responsável e comprometido com o voto, talvez não precisássemos sair as ruas hoje para protestar contra governo e político corrupto. Pois não podemos esquecer que aqueles que queremos tirar do poder hoje, foram nós mesmos que o colocamos lá através do voto. Isto vale também para nossos deputados federais e senadores.
Não tem como falar destas manifestações e não se lembrar da nossa situação local. Aliás cadê o pessoal do movimento do “tratoraço”, do “Acorda Riomafra” entre outros que também não deram suas caras no domingo? A manifestação é livre, as ruas são livres, lá você pode se manifestar contra qualquer instituição ou situação que não esteja cumprindo adequadamente seu papel. Portando sem esta desculpa de que a passeata era só contra o governo federal, isto é desculpa “pra boi dormir”.
Por falar em “tratoraço”, será que teremos um em Rio Negro também? Pelas reclamações do pessoal do interior de Rio Negro a exemplo de Cunhupã, as estradas não estão muito diferentes das de Mafra não. Sem falar na saúde, onde pelo jeito tem postos fechando no interior?
E na reunião da Câmara de Mafra a secretária de finanças tentou explicar as dividas do município de Mafra. Agora tem umas contas por lá que não dá para entender, só quem as entende é a contabilidade criativa da Prefeitura.
Pior que isto, são as dívidas do IPMM que segundo ela, a Prefeitura deve ao instituto mais de R$ 2.355 milhões. Pode?
Bem, pelo que deu para entender, o “rolo” começou no tempo do Papi em 2002 quando teve o primeiro parcelamento, depois teve outro em 2010 e outro em 2013, virando literalmente uma “bola de neve”, onde estes parcelamentos só aumentam os juros e coisa fica cada vez mais “escabrosa” e quem paga no final das contas é o povo. E o que é pior não existe perspectiva de melhora, pois outras fontes de recursos teriam que existir, como novas empresas, por exemplo, onde gerariam mais impostos, riquezas e recursos para o município.
Só que enquanto choramos o leite derramado e nossos políticos locais ficam pensando neles mesmos e o prefeito viajando. Canoinhas está prestes a dar mais uma “chicotada” em Mafra, quase que levando para lá a fábrica de chicotes. Aquela alemã que nós divulgamos e vivemos alertando aqui na Gazeta, lembram?
Pois é, pergunto aos nossos políticos locais, prefeito vereadores, lideres de partidos, Desde o início de março, quando o governador Raimundo Colombo, esteve em solo mafrense para liberação das obras do esgotamento sanitário e na ocasião confirmou a instalação da empresa Master, frigorífico de suínos, em nossa cidade, e antecipou que estaria viajando para a Alemanha, para dar continuidade às negociações para a instalação de uma nova indústria em Mafra, que nossa equipe de reportagem descobriu ser a Kromberg & Schubertl, nenhuma ação concreta foi feita pela nossa classe política ou empresarial.
Na Câmara de Vereadores, onde em toda a sessão diversos requerimentos são aprovados, como na última onde um deputado federal do Paraná, o pastor Hidekazu Takayma, será agraciado como uma moção de aplausos pelo seu lado espiritual e propagador da palavra, nenhum documento pleiteado a instalação da empresa foi feito e nenhum vereador se posicionou quanto ao assunto.
Enquanto que Canoinhas só falta a empresa escolher onde quer se instalar que já tem empresário pronto para começar a construir o barracão.
Precisa dizer mais alguma coisa?
Por hoje ficamos por aqui, até a próxima e um grande abraço a todos e cuidem-se bem!