“Cada povo tem os políticos que merece”! Com esta frase secular, damos inicio a nossa “prosa” de hoje!
Segundo a pesquisa divulgada esta semana pela ONG Transparência Internacional revela que 85% dos brasileiros “não confiam em políticos” e que 81% dos entrevistados acreditam que partidos políticos são “corruptos ou muito corruptos”. O Congresso Nacional aparece em seguida entre as instituições mais desacreditadas pela população, com 72%. O estudo faz parte do Barômetro Global da Corrupção 2013. O levantamento indica ainda que 70% dos entrevistados creem que a polícia é corrupta. O sistema de saúde aparece logo em seguida, com a percepção de que é “corrupto ou muito corrupto” para 55% dos entrevistados.
Mas quem colocou eles lá no poder? Ou melhor, quem os elegeu? Há quantas décadas o povo aceita este modelo politico e a cada eleição referenda este sistema “podre” e corrupto que se tornou um câncer incurável em nossa nação?
Agora me respondam: se 85% dos brasileiros não confiam nos políticos e 81% acreditam que eles e seus partidos são corruptos, o que eles estão fazendo lá no poder, nos representando até hoje então? Por que a sociedade continua aceitando este modelo de corrupção onde ela é a principal vítima? Afinal quem são os maiores culpados desta situação que perdura há décadas?
O povo vota e acha que já fez a sua parte, se esquece de que deu uma promissória em branco para os políticos eleitos fazerem o que quiserem em seu nome. É por esta e por outras que não canso de escrever aqui no “mais lido”: “o voto não acaba na urna, lá ele começa”. Então, enquanto a sociedade não assumir a sua parcela de responsabilidade em fiscalizar os seus representantes e participar ativamente do processo, iremos continuar a merecer os políticos que temos. Tenho dito!
Agora se fala em plebiscito para reforma política. Só que isto parece mais uma enganação para cima do povo, pois são eles os políticos eleitos por nós que irão ditar as regras desde plebiscito. Enquanto a sociedade e demais forças vivas ficam inertes esperando eles darem as cartas e fazerem como eles querem, só que de uma forma mascarada, dando a entender de que toda a sociedade pode participou efetivamente na escolha. Ou você acredita que os políticos vão querer mudar o sistema que ai está que só beneficia a eles? Pura ilusão!
Vamos em frente…
E por aqui, será que o povão está mais antenado com nossos governantes e legisladores locais? Pelo jeito sim, visto que novas manifestações deverão vir por aí. Sábado está programado uma em frente à maternidade de Mafra.
Na última quinta-feira houve uma na Vila Nova, embora a mesma não tenha tido o grande número de participantes esperado ela deu o recado, mostrando a insatisfação do maior bairro de Mafra com o atual executivo.
Gente é inadmissível um bairro com uma população de quase 11 mil habitantes estar nesta penúria, principalmente com um posto de saúde e uma creche que nem asfalto passa na frente. As crianças e os pacientes que já estão debilitados, ainda tem que comer pó.
Sem falar que o Posto de Saúde está há duas semanas sem médico é mole? Isto é uma vergonha, um descaso com aquela população. E as ruas por lá então? Sem comentários.
Outra coisa cadê o vereador eleito pela Vila Nova? O que ele fez até agora em benefício deste bairro? Segundo a população de lá quase nada. O bairro para estar jogado as “traças”. A rua Germano Neudorf é uma calamidade, ônibus lotados para o Faxinal, ronda policial precária. Um bairro daquele porte até hoje não tem um asfalto. Aquelas lajotas soltando, cheios de solavancos. Cadê a mudança do trânsito que foi prometido naquela movimentada avenida? O Eto que se prepare, pois em breve eles prometem se manifestar na frente da Prefeitura em horário comercial.
Pois gente, quando escrevemos aqui que a coisa tá cada dia mais tenebrosa, muitos não acreditam. Semana passada a coisa enfeio de vez e até ameaça de morte dizem ter ocorrido contra o Eto e o Tadeu. Além disso, li aqui na Gazeta que teve “angú” no Centro de Serviços e exonerações da mãe e madrasta do prefeito.
E quem deve pegar a “bomba” é Marquinho Colono, pelo jeito o Eto se acertou novamente com PMDB. Só que muitos já estão apostando que o Marquinho vai assumir e se queimar de vez, o momento não é oportuno para pegar um “rabo de foguete” deste tamanho. Será que não é uma arapuca armada para o PMDB? Vamos aguardar!
Todos acreditam que a exoneração principalmente da Vilmara se deu por conta da ação civil publica contra o nepotismo, proposta pelo MP, ou até por causa do episódio do Centro de Serviços. Só que ninguém pensou que o motivo pode estar em outra situação. Comenta-se que a Câmara fez uma denuncia contra a mesma no MP devido ao não comparecimento dela na Câmara para prestar esclarecimentos. Será que não estaria aí o principal motivo da sua exoneração? Ou seja, ela saiu da função antes de ser citada da possível demanda o que em tese poderia livrar sua “pele”??? Só o tempo nos dará a resposta certa.
Rio Negro saiu na frente com relação ao nosso caótico problema no trânsito. Ontem foi realizado um amplo debate com a população com relação a ele. Coisa que já pedimos aqui no “mais lido” há anos atrás. Será que finalmente irão ouvir o povo desta vez? Mafra também precisa se mexer, entrar na dança, ouvir a população e fazer sua parte. Basta ouvir a voz do povo, aliados aos técnicos da área. Na verdade não há soluções mirabolantes, é só debater, ouvir o maior número de ideias possíveis que as soluções aparecerão.
Por exemplo, desde inicio do primeiro mandato do Jango que a Gazeta pedia para que a rua embaixo da ponte fosse asfaltada, possibilitando o trânsito pela rua Pedro Kuss, onde desafogaria em muito o fluxo de veículos na entrada da ponte. Também por vezes cobramos mudanças para que os veículos vindo de Rio Negro pudessem passar em frente à cruz de São João Maria indo no sentido da Severiano Maia, sem precisarem contornar toda a praça Hercílio Luz. Agora a pior “mancada”, foi a construção daquele portal francês na frente do Bradesco, acabou prejudicando muito os veículos e principalmente ônibus que iam em direção a rodoviária.
Bem o primeiro passo foi dado, acho que o prefeito Milton “matou a charada”, está ouvindo a população e engenheiros que podem fazer diretrizes no sentido de arrumar nosso trânsito. Só que todos sabem que Mafra o problema é maior, temos uma praça em cima de uma ponte, onde passam por ali três vias, é complicado. Tem que se quebrar antigos paradigmas para resolver o nosso problema do trânsito. Agora é a hora de a população participar e dar ideias.
Por hora ficamos por aqui até a próxima e um grande abraço a todos.
A reportagem cita muito bem a situação do caótico trãnsito em Mafra, e já deixa claro o que também entendo como solução: a praça precisa ser revista, pois da forma como está não cabe mais no modelo que a cidade se transformou ,a cidade cresceu, movimento de carros é muito grande, precisa ser remodelada, e mais ainda, o portal prendeu todo o trãnsito….mas como ele mesmo diz….o que fazer se o povo não reclama , não quer se expor…e mais ainda, precisa também o povo remodelar suas ideias , querem viver a atualidade com o trãnsito de 50 anos atrás ….