Quarta-feira 19 de fevereiro de 2014

Publicado por Trombelhudo - 19/02/2014 - 01h57

Gente boa de Riomafra olha nós aqui novamente, fazendo nossa parte, metendo bronca e elogiando os que merecem, criticando e dando ideias, enfim formando opiniões. É para isto que fui criado, para defender o meu povão amado!

Aliás, trabalhar na imprensa neste pais está ficando cada vez mais difícil e perigoso. O Brasil segue despencando no ranking de liberdade de imprensa. Só durante os protestos de junho de 2013, foram feridos ao menos 114 profissionais na mídia brasileira.

De acordo com a ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF), em dois anos o Brasil despencou 12 posições na classificação de grau de liberdade de imprensa, aparecendo em 111º lugar, em uma lista com 180 países, e figurando como o pior das Américas.

O Brasil, que no ano passado aparecia em 108.º lugar, perdeu três posições. Para efeitos de comparação, a Argentina aparece em 55.º lugar. À frente do país está ainda à República Centro-Africana, nação em guerra e sob intervenção internacional, em 109.º lugar, e Uganda, em 110º. No ano passado todo aconteceu cinco mortes de jornalistas, o que tornou o Brasil o país mais mortífero do continente para os jornalistas, ultrapassando o México. Imaginem, estamos perdendo até para Venezuela, onde o chavismo massacra impiedosamente os meios de comunicação.

Ainda de acordo com a ONG, o perigo da cobertura da imprensa também é acentuado pelo crime organizado. O domínio do crime organizado em certas regiões do Brasil torna arriscado o tratamento de temas como corrupção, drogas e tráfico de matérias primas. Segundo a organização, os jornalistas são intimidados por “máfias”, mas também por autoridades, através do uso de processos judiciais.

A RSF concluiu o documento afirmando que a liberdade de imprensa deveria ser prioridade no Brasil, mas os números estão aí para provar que essa é só mais uma área na qual o país vai de mal a pior.

Vamos em frente…

Alguém sabe me dizer onde foi parar a verba destinado ao Mafra/Ferromax, dinheiro este que foi devolvido pela Câmara no final do ano, onde existia um compromisso de que o Eto iria repassar ao Ferromax? Até agora nada. Será que tem “boi na linha”? Para que fazer um projeto de lei na Câmara se o compromisso era apenas repassar os R$ 70 mil para o time? Isto tá cheirando “enrolação” da Prefeitura. Vamos aguardar!

O interessante é que o grupo Vesná, por exemplo, recebeu sua parte no mesmo lote de devolução, já o Mafra/Ferromax ficou “na saudades” até agora. Seria verdade que o executivo estaria condicionado o repasse a votação do projeto do IPTU, por exemplo? Existem fortes comentários dizendo isto. Será? Não posso acreditar nisto minha gente! Estamos investigando, em breve traremos novidades.

É pessoal, as coisas vão de mal a pior por Riomafra, o povão cada vez mais indignado com os nossos prefeitos e vereadores. Aí o executivo empurra para o legislativo e vice-versa. Até quando?

Toda semana, pairam aqui as mesmas insatisfações do povão, saúde, estradas em péssimas condições, trânsito, etc e tal. E nossos representantes só empurram com a barriga.

Tem mafrense reclamando que nem a rua mais antiga de Mafra, a rua Dona Francisca é arrumada, imagine as outras? Os moradores da rua, pra variar, também estão tendo que arrumá-la por conta própria. Imaginem a situação agora, depois destas chuvas?

Pelo jeito o povão está chegando à seguinte conclusão: Não são só as ruas que estão abandonadas, mas sim a Prefeitura também!

Bem agora a desculpa do executivo vai ser a licitação das pedreiras que pelo jeito e pra variar: “melô”.

Agora duma vez que o povão do interior ficará literalmente esquecido!

Agora quem está em “maus lençóis”, são os vereadores e o executivo rionegrense perante o povão, após a tal da taxa da coleta do lixo ser aferida pela conta d’água.

Bem nós estamos avisando que isto iria dar “bode” desde outubro do ano passado. Não quiseram nos ouvir.

Bem, quando alertamos o povão para ficarem mais atentos, lerem mais jornais, se informarem mais, taí o resultado.

Não dá para entender como que os vereadores que são eleitos pelo povo fazem leis para nos ferrar?

Como que uma Câmara pode ser tão submissa e dependente do executivo, quanto a Câmara de Rio Negro? É uma vergonha senhores vereadores, vocês votarem tudo a favor do executivo sem ao menos analisarem com mais atenção o que estão aprovando.

Uma questão como esta, da mudança da taxa de lixo é algo que jamais os vereadores deveriam analisar e votar numa única semana. Isto mexe profundamente com o bolso do contribuinte e deveria ser exaustivamente discutida com a população, inclusive com audiências públicas e muito bem divulgadas na imprensa antes de simplesmente votarem ao bel prazer do executivo. Isto é uma irresponsabilidade e falta de respeito e comprometimento com a sociedade que os elegeu, para serem seus representantes.

Já o executivo, foi ainda mais irresponsável, por achar que em outras cidades a coisa funcionava o que não é bem assim. Como que um secretário copia algo “furado” de outros municípios, e implanta aqui em Rio Negro sem passar por um longo período experimental. Aliás, quem deveria consultar antes o povo é o próprio prefeito, para saber se é isto que a sociedade rionegrense quer. Uma vergonha!

Por isto que vivo escrevendo aqui nesta coluna, nossos políticos locais tem a péssima cultura de acharem que por ter sido eleitos pelo povo, podem fazer o que querem sem consultar a sociedade antes. Cabe também o povo cobrar e participar mais para que isto mude. Tenho dito!

E por falar em Câmara de Rio Negro, o presidente disse que quis economizar mandado dois funcionários embora e colocando um no lugar. Só que ele se esqueceu de divulgar na imprensa que a funcionária que ele colocou no lugar de ambos é parente da sua esposa. E agora?

E agora, que por hora ficamos por aqui. Até a próxima semana e um grande abraço a todos e cuidem-se bem!

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. mafrense

    certo ou errado? já que é a menoria que paga eu estou de acordo

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.