Quarta-feira 27 de maio de 2015

Publicado por Trombelhudo - 27/05/2015 - 11h49

Salve, salve, gente querida de Riomafra! Estamos aí no “pedaço” em mais uma quarta-feira, dando os meus “pitacos” e cobrando dos que merecem os reclames do meu amado povão!

Vamos começar nossa escrita de hoje, falando sobre a reforma política que começou a ser votado ontem no Congresso. Será que agora vai? Será que vão beneficiar a sociedade e valorizar o voto do eleitor, ou vão pensar como sempre apenas neles?

Pois é, o lado bom é que o voto do relator propõe o fim do voto obrigatório, a adoção do “distritão” como sistema eleitoral. O lado ruim é a manutenção do financiamento público e privado de campanhas eleitorais.

Ele também é a favor que o mandado dos prefeitos continue por quatro anos e não cinco, como queria o outro relator que acabou não tendo votado seu relatório por divergências com o presidente da Câmara.

Porém, o novo relator manteve a proposta do antigo relator que sugeria a coincidência das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores no mesmo ano a partir de 2022. No entanto, propôs em seu parecer que os mandatos de prefeitos e vereadores eleitos em 2020 sejam de apenas dois anos.

Pois é, e os Tiriricas da vida continuarão se reelegendo e fazendo piada com os votos do eleitor? E os políticos despreparados sem nenhum conhecimento técnico em legislação e administração, continuarão a fazer e aprovar leis e governar o país, estados e municípios? Que reforma política é esta? Sendo assim, continuaremos a ser governados e representados pelos mesmos incapazes e corruptos de sempre. Nada irá mudar na sua essência. E as leis que teriam que ser mais brandas em cima dos políticos safados, também não vai mudar?

Já dizia o meu ilustre o meu antecessor e padrinho TROMBETA: “Pais onde políticos desta estirpe fazem leis, o bem estar do povo nunca prosperará…”

Se formos analisar friamente, eles só atrapalham o desenvolvimento deste país, além de desviarem bilhões para os seus próprios bolsos. O Brasil não precisa deles, nosso país sem este tipo de comando politico seria muito melhor. Que nem diz os mais entendidos: “o Brasil caminha sozinho…”

Vocês já viram o “listão” do procurador geral da república dos políticos envolvidos no Petrolão? Dos 49 deputados envolvidos 34 deles foram reeleitos e estão lá te representando e votando neste momento na reforma política por exemplo. Tá bom pra você? Vamos publicar lista e você poderá checar se o deputado que você votou faz parte da “lista negra”.

Vamos em frente…

E por Riomafra as apostas começaram: você acha que a Câmara cassa o Eto ou não? Se nenhuma liminar ou coisa parecida surgir até lá, você saberá a partir do próximo dia 09/06, a partir desta data está prevista o julgamento de uma das CPI’s.

Dizem que até lá “muita coisa irá passar por debaixo da ponte”. O que se nota é que o jogo está cada vez mais pesado e até poderemos ver “até boi voar”. As articulações, propostas, ameaças e tudo mais, dizem que estão “rolando solto” pelos quatros cantos de Mafra. Até mudança de partido na hora H deverá acontecer. No jogo do poder em Mafra poderá acontecer coisas nunca antes visto ou sequer imaginado na história deste município?

Agora uma coisa é certa, a mobilização popular fará toda a diferença no dia da votação. Se o povão comparecer em massa na Câmara no dia da votação e exigir que se faça a sua vontade, cassar ou não, duvido qual o vereador que irá contra.

Então está dada a dica meu povão, faça valer a sua vontade, caça ou não caça, não deixe apenas na mão dos nossos políticos e vereadores, faça valer a sua vontade, pois trata-se de um julgamento político, então, assim como você fez no dia eleição a sua escolha, agora novamente você pode decidir: o prefeito fica o sai? Compareçam no dia e façam os vereadores serem o seu instrumento do voto.

Outro “buzuzú” da semana é a comitiva do governador na Europa onde o governador incumbiu o gaiteiro Wellington de ser um dos porta voz para negociar a empresa alemã de chicotes, a Kromber-Schubert , aquela que noticiamos aqui em primeira mão que iria se instalar em Mafra e Canoinhas está prestes a leva-la daqui. Tomara que o gaiteiro presidente do Badesc, consiga trazê-la para Mafra.

Gozado como são nossos políticos locais né: Dias destes estávamos na iminência da mesma ir para Canoinhas, aí todos os políticos em Mafra se calaram e ninguém quis assumir uma perda da mesma. Como a mesma agora pode vir mesmo para Mafra todos querem ser o “pai da criança”. Agora pergunto: se de repente “der na trave” e mesma não vir para de fato Mafra quem vai ser o responsável pelo “aborto da criança”?

Interessante que até dias atrás Canoinhas estava fazendo uma força tarefa para trazê-la para lá. Fizemos várias matérias alertando o fato. Estávamos prestes a levar mais uma “chicotada” de Canoinhas, enquanto nossos políticos, empresários, entidades de classe locais, estavam todos omissos. Agora o governador pede que a situação se defina acenando para Mafra, todo mundo quer ser o “pai da criança”. Tomara que de certo e ela realmente venha para cá.

E para encerrar a conversa de hoje, foi publicar o reclame dos meus leitores. Um deles está indignado que a Celesc que cortou os galhos na rua Industrial José Stoebel Filho, no Faxinal quando do último vendaval e ninguém foi capaz de recolhê-los, causando transtorno aos moradores, pois, segundo ele, está difícil trafegar na avenida utilizando o ponto de ônibus e até o telefone público podendo ocorrer acidentes. Tá dado a bronca!

O outro disse que há dois meses está de olho e verificou que alguns postes estão com a iluminação pública ligadas diuturnamente. Pergunto esta Luz é de graça? É subsidiada? O Brasil não tem crise com a energia elétrica? O custo da mesma é insignificante?  Não é o contribuinte que paga? Assim não dá.. é necessário que os órgãos responsáveis pela manutenção, tenham rotina de correção, e a cena é ainda mais absurda, pois um dos postes está em frente a um dos galpões de uma empresa que preta serviço para Celesc. Pode?

Gente boa! Por hoje ficamos por aqui. Um grande abraço a todos e cuidem-se bem! Até a próxima.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.